logo jornal amazonia

​Polícia Federal desmobiliza dois garimpos ilegais no Pará

Foram apreendidas três espingardas, munições e escavadeira hidráulica, mercúrio e equipamentos usados nas atividades minerárias ilícitas

O Liberal
fonte

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24), a Operação Degradatio, com objetivo de combater crimes de usurpação de bens da União e crimes ambientais no entorno da Floresta Nacional do Tapirapé Aquiri, em São Félix do Xingu (PA). Ninguém foi preso.

Segundo a PF, dois garimpos de ouro ilegais foram fechados, tendo sido apreendidos três espingardas, munições e escavadeira hidráulica, mercúrio e equipamentos usados nas atividades minerárias ilícitas. C​​aixas de despesca de ouro e moinhos de minério foram inutilizados pelos órgãos ambientais.

VEJA MAIS

image Operações da PF e Ibama combatem garimpos ilegais em Canaã dos Carajás
Atividade é realizada em área de proteção federal e em terreno particular, sem licença para extração

image ​Garimpeiros são presos por furto de energia elétrica em Cachoeira do Piriá
Na mesma ação, que teve início ainda na quinta-feira (16), duas serrarias e dez garimpos ilegais de ouro foram desmobilizados

image MPPA expede recomendação sobre regularização pendente de garimpos em Jacareacanga, no Pará
O documento foi expedido pela promotora de Justiça em exercício de Jacareacanga, Lilian Braga; o MP estabelece prazo de cinco dias para o cumprimento da recomendação

Na ação, foram constatados sérios danos ambientais com uso de mercúrio, contaminação do solo e de rios e lagos. Várias propriedades do entorno da Unidade de Conservação devem ser identificadas no decorrer da ação, em busca dos responsáveis pelos garimpos ilegais.

Os trabalhos ocorreram de forma integrada com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA