Paragominas, Parauapebas, Pacajá, São Félix e Novo Progresso são centros de focos de calor no Pará
Corpo de Bombeiros realiza 3ª fase da Operação Fênix 2021 nesses municípios

Na 3ª fase da Operação Fênix 2021, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se deslocaram para os municípios de Paragominas, Parauapebas, Pacajá, São Félix do Xingu e Novo Progresso, considerados os principais epicentros (centros) de focos de calor no estado. A informação é da Corporação que divulgou que, de agosto de 2019, quando houve a 1ª edição da operação, até o mês de março de 2021, o Pará registrou 37% dos focos de calor e desmatamento na região Norte, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com informações da Agência Pará.
A Operação Fênix atua no combate de incêndios florestais e do desmatamento e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, essa ação tem sido determinante para reduzir pontos de queimadas no território paraense. A prioridade, segundo informam as instituições, é a prevenção, no entanto, as guarnições de Combate a Incêndios Florestais (GCIFs) se deparam com situações atípicas para o período, em virtude da instabilidade climática em São Félix do Xingu, por exemplo. Na última quarta-feira (15), após chuva com fortes ventos, vários imóveis ficaram destelhados e alguns desabaram.
São Félix também registrou quedas de árvores. Os agentes atenderam as famílias que tiveram suas residências avariadas. O 2º tenente BM Rafael Mota, chefe de Operações e Planejamento da base São Félix, informou que o Corpo de Bombeiros auxilia a prefeitura municipal, com recursos materiais e humanos no atendimento às famílias atingidas pelas chuvas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA