CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Pará registra redução superior a 19% nos crimes violentos letais no mês de julho

Investimentos do governo do Estado vêm garantindo ao Sistema de Segurança a estrutura necessária para prevenir crimes e proteger vidas

O Liberal

O Pará continua registrando redução nos indicadores de criminalidade, com o melhor mês de julho da linha histórica desde 2010, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (02), os quais apontam queda de 19,57% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que reúnem casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Os números compreendem o período de 1° a 31 de julho, dos anos de 2023 e 2024. 

A diminuição chega a 46,38%, quando comparada ao mesmo período de 2018. Os dados divulgados são analisados diariamente e consolidados pela Secretaria-Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Em números absolutos, em 2018 e 2023 foram computados, respectivamente, 276 e 184 casos de CVLI em todo o Pará, contra 148 registrados neste ano, resultando na preservação de mais de 160 vidas, se comparados os dois períodos dos anos anteriores.

VEJA MAIS

image Pará está entre os 10 estados que mais investiram em segurança pública em 2023
Os dados são da 18ª edição do Anuário de Segurança Pública divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

image Pará é o estado que mais reduziu mortes violentas intencionais em 2023, segundo Anuário de Segurança
Esse panorama coloca o estado paraense à frente das unidades federativas, como detalha a Segup

image Pará é o único estado do Norte entre 5 federações com maior transparência de dados criminais
Estudo divulgado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, aponta o estado como o melhor entre os 27 estados da federação, na qualidade das informações criminais apresentadas

Os bons resultados contínuos atestam o compromisso do Estado com investimentos e ações visando à redução da criminalidade em todo o território paraense, destaca o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

“Nós estamos apresentando contínuas reduções referentes aos crimes violentos letais no Pará, segundo os dados analisados diariamente, e também atestados por organismos que não são governamentais, como o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o que dá lisura para esse processo, e a isenção para que a gente possa afirmar que, de fato, aquilo que a gente prega e fala tem garantido efeito. Além disso, a redução é fruto dos investimentos contínuos do governo do Estado, por meio da entrega de equipamentos para os efetivos e ações integradas dos órgãos do Sistema de Segurança Pública”, afirma Ualame Machado.

Redução nos sete meses

No acumulado dos sete meses do ano, o Estado registrou 1.065 casos de CVLI, uma redução de 12,5% em comparação ao mesmo período de 2023, em que foram registrados 1.217 casos. Se comparado ao mesmo período de 2018, que registrou 2.427 ocorrências de CVLI, a queda chega a 56%, com a preservação de 1.362 vidas.

“Desde o início da gestão estamos reduzindo os indicadores de criminalidade, sem ter aumentos ou picos de violência. E agora finalizamos um mês que é desafiador, por ser de férias escolares, deslocamento às praias e balneários, e que nos mobiliza para a maior ação anual do Sistema de Segurança, que é a Operação Verão. Portanto, é satisfatório saber que conseguimos manter a redução nesse período, chegando a 19,57% nos crimes violentos letais”, enfatiza o titular da Segup.

Avanços na Região Metropolitana - Na Região Metropolitana de Belém, os crimes de CVLI reduziram em 16,13% no mês de julho. Em 2023 foram registradas 31 ocorrências, e 26 neste ano (cinco casos a menos). Em 2024, foi o menor número alcançado em julho em relação a todos os anos desde 2010.

O número de homicídios diminuiu em 20%, com 30 ocorrências em 2023 e 24 neste ano, resultando na preservação de seis vidas.

Ações e investimentos

Os investimentos em ações estratégicas estão garantindo mais segurança à população paraense. O Governo investe em qualificação de agentes de segurança, na infraestrutura física e aquisição equipamentos - novas viaturas, embarcações, bases fluviais, delegacias de Polícia Civil, batalhões de Polícia Militar, armamentos, câmeras corporais e totens de segurança pública. 

O mês de julho também contou com a maior operação anual deflagrada pelo Sistema de Segurança Pública - “Operação Verão” -, que reuniu em ações integradas mais de 5,6 mil agentes de segurança, reforçando as ações em mais de 90 localidades e garantindo o lazer seguro à população.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA