logo jornal amazonia

Operação 'Verão Seguro' começa com foco na prevenção à covid-19

40 localidades do Pará, com previsão de abrirem as portas a turistas em julho, receberão trabalhos integrados de órgãos públicos do Estado

Victor Furtado, com informações da Segup
fonte

A operação "Verão Seguro: saúde, segurança e responsabilidade por todo o Pará" começa, na prática, nesta sexta (3) e segue até o dia 3 de agosto. A preparação iniciou no final de semana passado, com ajustes no planejamento no trabalho integrado das forças de segurança municipais estaduais e federais. Este ano é atípico, por conta da pandemia de covid-19, a doença provocada pelo atual coronavírus, sars-cov-2. A prevenção de fatores de risco para novos contágios durante o veraneio, em 40 localidades com previsão de receber turistas no mínimo da normalidade, será o foco das ações.
 

Nos curta no Facebook para acessar as principais notícias do dia, lives e promoções. Clique aqui!  
 

Neste ano, o planejamento inclui 3.546 agentes de segurança, em 319 viaturas, de duas e quatro rodas. Há ainda outras 50 viaturas, entre auto rápido, auto busca salvamento e unidades de resgate do Corpo de Bombeiros, sete ônibus, 56 embarcações, seis quadriciclos, três aeronaves, um caminhão e uma delegacia móvel. A mobilidade das equipes será importante para garantir a presença na maior quantidade possível de locais e evitar aglomerações. A maioria das regras será imposta pelos próprios municípios. A performance das ações e acompanhamento da pandemia serão analisadas semanalmente.
 

LEIA MAIS:

Operação Verão: regras específicas em Salinópolis serão fiscalizadas

Operação Verão: PM e Bombeiros compõem a maior parte do efetivo de segurança

Municípios terão autonomia para decidir liberação das praias em julho

Guarda Municipal de Belém reforça efetivo para o mês de julho

Operação vai intensificar fiscalização nas estradas estaduais a partir desta sexta


Dos 3.546 agentes de segurança escalados para a operação, o reforço na segurança conta com 2.221 policiais militares e 814 bombeiros militares. Eles estarão espalhados pelas localidades mais frequentadas. Há ainda reforço com 181 agentes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) e 158 policiais civis. Cada efetivo desses terá reforço nos grupamentos especiais.  

Entre as localidades que já começaram a receber o reforço na segurança preventiva e ostensiva estão: Outeiro e Mosqueiro (em Belém); municípios de Vigia de Nazaré, Colares, Curuçá, Marapanim (praias de Marudá e Crispim), Salinópolis, Bragança, Soure, Salvaterra, Santarém (vila de Alter do Chão), Tucuruí, Maracanã (Praia de Algodoal) e Barcarena (Praia do Caripi). O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, reforça que além das normas municipais, a operação cumpre o decreto governamental de prevenção à pandemia (609/2020), que ainda está em curso.

"A operação atuará no sentido de garantir a prevenção contra a proliferação do coronavírus. Nossos agentes irão atuar no cumprimento do decreto, que estabelece regras quanto ao uso de máscaras e o protocolo de higiene dos estabelecimentos, além de monitorar as praias e os horários permitidos de circulação dos banhistas. Iremos atuar também nas localidades onde as praias e balneários não estarão liberados. Todos os esforços serão empregados não somente para asseverar a segurança dos turistas, em relação a eventuais atos de criminalidade, mas este ano, especialmente, nossas ações estão voltadas ao combate à disseminação da Covid-19", afirmou o titular da Segup.

Para contribuir com as ações da segurança pública e integrar os trabalhos, três postos de comando serão montados, sendo um em Salinópolis, no final do atalho da Sofia; um em Mosqueiro, no Caramanchão, e um em Outeiro, no estacionamento da Praia Grande.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA