Operação Verão: PM e Bombeiros compõem a maior parte do efetivo de segurança
Estrutura terá reforço para atendimento, em várias frentes do serviço público de segurança, nos locais mais movimentados

Dos 3.546 agentes de segurança escalados para a operação "Verão Seguro: saúde, segurança e responsabilidade por todo o Pará" — iniciada, na prática, nesta sexta-feira (3) —, o reforço na segurança conta com 2.221 policiais militares e 814 bombeiros militares. Eles estarão espalhados pelas localidades mais frequentadas. Há ainda reforço com 181 agentes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) e 158 policiais civis. Cada efetivo desses terá reforço nos grupamentos especiais.
Nos curta no Facebook para acessar as principais notícias do dia, lives e promoções. Clique aqui!
Para contribuir com as ações da segurança pública e integrar os trabalhos, três postos de comando serão montados, sendo um em Salinópolis, no final do atalho da Sofia; um em Mosqueiro, no Caramanchão, e um em Outeiro, no estacionamento da Praia Grande.
A PM atuará com policiamento ostensivo e preventivo, nas modalidades a pé, ciclístico, motorizado, montado, embarcado e aéreo. Esse reforço será em 28 localidades, como: as ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, pertencentes a Belém, e municípios de Salinópolis, Marapanim (Marudá), Maracanã (Algodoal), Vigia de Nazaré, Barcarena, Cametá, Mocajuba, Bragança (Praia de Ajuruteua), Ourém, Peixe-Boi, Barcarena, Curuçá e Colares. Três aeronaves do Grupamento Aéreo e cinco do Grupamento Fluvial darão suporte às ações.
LEIA MAIS:
Operação Verão: regras específicas em Salinópolis serão fiscalizadas
Operação "Verão Seguro" começa com foco na prevenção à covid-19
Municípios terão autonomia para decidir liberação das praias em julho
Guarda Municipal de Belém reforça efetivo para o mês de julho
Operação vai intensificar fiscalização nas estradas estaduais a partir desta sexta
Ainda com a PM, será feita a operação "Visibilidade", em Belém e demais municípios da Região Metropolitana. É um reforço por meio do reforço do policiamento ostensivo e preventivo em pontos estratégicos; fiscalização de locais de possível aglomeração e atividades não essenciais; policiamento nos balneários; apoio às ações do Detran; monitoramento de inteligência para coibir o tráfico de drogas e outras ameaças à segurança pública. Os policiais o programa de atenção à saúde policial e odontomóvel para se cuidar enquanto durar a operação.
O CBM estará em 49 municípios. Durante a operação, equipes de guarda-vidas estarão a postos nas praias e socorristas prontos para resgate, com seis viaturas nas rodovias de Santa Maria do Pará, Santa Luzia do Pará, Nova Timboteua, Curuçá e Salinópolis, e na Ilha de Mosqueiro (em Belém). Há ainda 52 embarcações dos bombeiros, disponíveis 24h. Serão distribuídas 30 mil pulseiras de identificação para crianças nas praias de Outeiro, Mosqueiro e Salinópolis. Devido ao decreto municipal, em Salinópolis o CBM também fará a comunicação das restrições (fonte sonora) nas praias do Atalaia e Farol Velho.
No ato de lançamento da Operação Verão também foi assinado um termo aditivo do convênio firmado com a Guarda Municipal de Belém, destinado à aquisição de armamento e munição, conforme previsto em plano de trabalho.
Saiba como denunciar crimes durante o veraneio
Quaisquer informações relacionadas a crimes podem e devem ser repassadas ao Disque-Denúncia (181). Não é preciso se identificar. A ligação é segura, gratuita e pode ser feita de qualquer aparelho. Se houver necessidade de uma ação policial mais urgente, o melhor é ligar para o (190)
Pelo telefone (91) 98115-9181, os cidadãos podem paraenses podem dialogar com a Inteligência Artificial Rápido e Anônimo, que é personalizada pela atendente virtual Iara do WhatsApp. Com ela, é possível desenvolver uma conversa inteira. A Iara é capaz de obter todas as informações necessárias para que os órgão de segurança investiguem uma denúncia repassada, de forma segura e anônima. Ela recebe texto, fotos, áudio e vídeos. Também dá para falar com a Iara e fazer a denúncia pelo site da Segup.
A Redação Integrada de O Liberal também recebe, a qualquer momento, denúncias e informações de ocorrências em texto, áudio, fotos e vídeos pelo WhatsApp. Basta entrar em contato pelo número (91) 98439-8833.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA