CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Operação da Polícia Civil prende suspeito de apropriação de benefícios de idosos

Estimativa de apropriação de aposentadoria e pensão de apenas neste ano de duas idosas chega à R$ 20 mil

O Liberal
fonte

Um suspeito foi preso na última quinta-feira (05/07) na Operação Saluba, da Polícia Civil, por apropriação de proventos de idosos. As investigações da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPID) apuraram que o homem cometeu os crimes de apropriação de proventos, retenção de cartão magnético, estelionato majorado contra pessoa idosa e falsidade ideológica. Somente neste ano, a PC estima que o indiciado tenha se apropriado de quase R$ 20.000,00 das idosas.

VEJA MAIS

image Mulher e idoso são presos suspeitos de estelionato em Belém
A ação ocorreu no final da tarde da terça-feira (2/07)

image Idoso é morto com facada no peito dentro de casa em Ananindeua; neta e esposa foram esfaqueadas
O suspeito do crime foi identificado e está foragido

A operação começou após o resgate de uma idosa que estava em condições desumanas e degradantes. Logo após o resgate, a equipe policial apurou que a vítima não tinha acesso ao benefício social há anos. O recebimento do benefício era controlado por um homem que a abordou em uma agência bancária, certo dia, com promessas de ajuda.

Durante a investigação, outra vítima foi identificada residente no município de Cachoeira do Arari, arquipélago do Marajó. Embora recebesse pensão por morte, vivia em condições precárias, pois o suspeito também gerenciava seu benefício. Somente por apropriação de proventos de idosos o suspeito pode ser condenado com pena de reclusão de um a quatro anos e multa. 

Segundo a filha da idosa, o suspeito enviava esporadicamente valores para a vítima, mas nunca a quantia completa referente ao auxílio. Além dos saques mensais, também se verificou a existência de empréstimos não reconhecidos em nome das vítimas.

Um mandado de prisão e dois de busca e apreensão foram expedidos contra o investigado e cumpridos no bojo da operação 'Saluba'. Dentre os objetos apreendidos estão um celular, cartões bancários pertencentes às vítimas e vários documentos previdenciários. 

"Os elementos apreendidos contribuirão para o esclarecimento final da investigação. O suspeito, após ter sido detido, encontra-se à disposição do Poder Judiciário", pontuou Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil do Pará.

A ação policial é oriunda da operação 'Virtude', que, segundo o delegado responsável pela operação, Janilson Gomes, "é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e visa combater as diversas formas de violência contra a pessoa idosa em nível nacional".

*Com informações da Agência Pará

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA