Moradores interditam trecho da Alça Viária, no Pará, nesta quinta-feira (13)
Eles denunciam a existência de um curtume que, supostamente, estaria contaminando os igarapés da região

Aproximadamente 100 moradores interditaram um trecho da Alça Viária, no município do Acará, no nordeste do Pará, nesta quinta-feira (13). O protesto começou por volta das 5 horas da manhã. A manifestação ocorre no km 24 da Alça Viária. Os moradores dizem que um curtume está armazenando couro de boi na região e supostamente contaminando os igarapés. Com a rodovia interditada, um desvio para os veículos foi feito no trevo de Abaetetuba e em Guarumã, no Acará.
Aline Rosário, de 38 anos, mora na comunidade Monte Alegre, onde funciona o curtume. Segundo ela, há alguns anos foi comprado um terreno dentro do local. “O espaço só tinha licença para o depósito de adubo, mas a cerca de cinco meses começaram a trazer carretas de couro e a funcionar como curtume irregularmente. Desde então, está poluindo o solo e o igarapé Jacarequara, que passa por toda a comunidade, deixando um odor muito forte”, disse.
A Redação Integrada de O Liberal solicitou mais informações sobre o caso para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e foi informada que o órgão enviou, na quinta-feira (13), uma equipe composta por técnicos da Diretoria de Licenciamento Ambiental e da Diretoria de Fiscalização Ambiental ao local para realizar vistoria na área denunciada pelos moradores.
Posteriormente, a Secretaria informou ainda que aplicou multa à empresa M.J.Novaes, responsável pelo curtume, no valor de R$265.500,00 pelo despejo irregular de resíduos. A Semas também interditou o local e determinou a suspensão das atividades.
A Polícia Civil informou que a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA investiga o caso. Perícias foram solicitadas. A Prefeitura Municipal do Acará foi procurada, mas não se manifestou até o momento.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA