Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Ministério da Justiça determina envio da Força Nacional à terra indígena Sarauá, no Pará

Decisão foi publicada no Diário Oficial e as tropas vão tentar expulsar os invasores da região, que vem sofrendo com desmatamento e queimadas há pelo menos cinco anos

O Liberal

A Força Nacional de Segurança Pública será enviada à Terra Indígena Sarauá, localizada em Ipixuna do Pará, em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai), para tentar expulsar os invasores não indígenas do local. A decisão é do Ministério da Justiça e a portaria foi publicada nesta terça-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU). A informação foi publicada no blog do jornalista Lauro Jardim, no jornal O Globo.

A portaria não detalha o número de agentes que serão destacados para a operação, mas especifica que a Força Nacional vai atuar na região entre os dias 27 de junho e 1° de julho, indicando que os agentes atuarão em uma missão especial. Em fevereiro, a Justiça Federal determinou o prazo de três meses para que os invasores desocupem as terras.

A região vem sofrendo com desmatamento e queimadas há pelo menos cinco anos. No local, o conflito com os indígenas do povo Amanaye é iminente. A Força Nacional será usada "nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio".

Palavras-chave

Polícia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA