Idosa é atacada por abelhas africanas em bairro nobre de Belém
A vítima foi identificada como Ana Maria da Conceição, de 62 anos, que foi levada para um hospital particular de Belém

Uma idosa sofreu um ataque de um enxame de abelhas na tarde desta segunda-feira (15/07), no bairro de Nazaré, em Belém. O acidente foi registrado em uma residência na alameda Paulo Maranhão. A vítima foi socorrida, após pedidos de socorro, e levada para um hospital da capital. A vítima foi identificada como Ana Maria da Conceição, de 62 anos.
Ana Maria estava trabalhando em uma casa quando foi atacada. Outras pessoas que passavam pelo local ou tentaram ajudá-la também foram picadas. O proprietário do imóvel se negou a deixar o local. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) esteve no local e identificou a espécie como abelhas-africanas, uma subespécie de abelhas melíferas originárias da África.
A espécie é conhecida pela agressividade e comportamento defensivo, o que as torna diferentes de outras espécies de abelhas. As abelhas africanas foram introduzidas em outras partes do mundo, incluindo o Brasil, onde se adaptaram e se espalharam rapidamente. Elas são altamente produtivas e desempenham um papel fundamental na polinização de plantas e na produção de mel.
Segundo os bombeiros, a colmeia poderia estar de mudança por algum desgalhamento de árvore, ou do próprio desmatamento de alguma árvore, e estavam procurando um outro local propício para se acomodar.
O Corpo de Bombeiros montou uma operação para controlar o enxame. Os militares do Corpo de Bombeiros usaram tochas para dispersar e matar os insetos que estavam pelo local. Dezenas de abelhas ficaram caídas mortas no chão. Os bombeiros utilizarma proteção especial e fogo. Eles percorreram o quintal e vários cômodos da casa. A suspeita é de que as abelhas estivessem migrando para construir uma colméia em algum lugar da área.
Ao telejornal JL2, o autônomo Manoel Souza, que passava pela área, descreveu o momento do ataque. “Foi o grito de uma senhora que me chamou atenção e quando dois rapazes passaram de motocicleta se jogaram embaixo de uma banca que eu trabalho. Aí nós fomos ver que era um enxame de abelhas e ali tocou todo um rebu no meio das pessoas. Nós tentamos vir para tentar salvar a pessoa que estava caída no chão, mas não conseguimos”, declarou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA