Macaco Guariba assusta moradora em Novo Progresso
Macaco apareceu nesta segunda-feira (21) agitado entre as folhas e galhos de árvores no quintal da casa
A moradora de Novo Progresso, município do sudoeste do Pará, que pediu para não ser identificada, contou que um macaco conhecido como bugio, guariba e macaco barbado, apareceu entre os galhos do quintal de sua casa, na manhã desta segunda-feira (21), sem que ela soubesse o que fazer.
A Secretaria de Meio Ambiente de Novo Progresso informou que o bugio é natural da região e vive em áreas de mata. O biológo procurado pelo site Folha do Progresso informou que estes animais vão para as áreas urbanas em busca de alimentos ou ainda por alguma alteração na mata (queimadas).
O biólogo explicou ainda que as pressões de urbanização modificam o comportamento dos animais, pressionando os grupos para buscas de outros locais para alimentação e segurança. Sobre possíveis ataques à população, o biólogo afirmou que eles não oferecem riscos se não forem importunados. E alertou para que não haja aproximação com o guariba.
A Secretaria de Meio Ambiente também confirmou que o guariba não transmite doenças, mas pode ficar agressivo se sentir ameçado.
O bugio, também chamado de guariba e macaco barbado, faz parte do grupo dos macacos do gênero Alouatta: arborícolas, de hábitos herbívoros, corpo forte e cauda longa. Sua característica mais marcante é o som emitido pelos machos que pode ser escutado a longas distâncias.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA