Guarda Municipal prende suspeito flagrado retirando cabos de fiação elétrica no Umarizal, em Belém
GMB encontrou entre 15 e 20 kg de cobre furtado e conduziu o suspeito para a delegacia
Um homem, identificado como Bruno dos Santos Barros, foi preso por agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB) por volta das 15h desta quarta-feira (31), na avenida Visconde Souza Franco, nas proximidades da rua Belém, no bairro do Umarizal, na capital paraense. O suspeito foi flagrado puxando cabos elétricos do sistema subterrâneo por meio de uma das caixas de fiação instaladas na via.
De acordo com o inspetor Élcio Vale, da GMB, os agentes que estavam no local fizeram a abordagem e detiveram o suspeito em flagrante. Na sequência, ele informou quem seria o comprador do material furtado e conduziu a equipe até o endereço indicado, uma sucata situada na Vila da Barca.
“De imediato, a viatura posicionada na Doca chegou rapidamente e fez a contenção em flagrante. O mesmo nos repassou para quem iria vender, tinha um receptador e nos levou até o local. É uma sucata que fica na Vila da Barca”, afirma o inspetor.
Em seguida, o suspeito foi conduzido até a delegacia, ainda de acordo com o inspetor. “No local, a gente constatou que havia aproximadamente 15 e 20 kg de cobre proveniente da fiação elétrica. Demos o flagrante, pegamos o saco onde estavam os cabos. E, juntamente com o proprietário da sucata, conduzimos até a seccional de São Brás”, explica.
A Redação Integrada de O Liberal solicitou mais detalhes sobre o caso à Polícia Civil. A reportagem aguarda retorno.
Crime
O furto de cabos é considerado crime (de acordo com o Art. 155 do Código Penal) e, com a Lei nº 15.181/2025, as punições ficaram mais severas, podendo resultar em reclusão de 2 a 8 anos (ou mais, se for roubo ou envolver serviços essenciais) e multa, além de agravantes para a receptação e sanções para empresas que usam material furtado, visando coibir crimes que afetam serviços públicos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA