CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Forças de segurança deflagram ações na Cabanagem

Chamado "choque operacional" do plano “Territórios pela Paz” toma ruas do bairro

Dilson Pimentel
fonte

A partir desta quarta-feira (12), segundo divulga o governo do Estado, todas as instituições do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) estarão empenhadas no bairro da Cabanagem, em Belém, para dar apoio à largada do projeto “Territórios pela Paz”. É o que o governo vem chamando de "choque operacional".

Nesta quarta, iniciaram as ações previstas no bairro pelo plano Ter Paz - estratégia anunciada pelo governo do Estado para unir ações de segurança pública a medidas sociais integradas. O plano era uma das metas apontadas pelo governo após o início das operações da Força Nacional no Pará, em 25 de março - que, segundo o governo, exigiriam também ações sociais nas áreas onde o enfrentamento à criminalidade seria prioritário.    

image Emissão de documentos: ações concentradas na Cabanagem (Fábio Costa)

Segundo o governo do Estado, esta quarta a Cabanagem recebe reforços da atuação da Polícia Civil e Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Departamento de Trânsito do Pará. O governo diz que a presença das forças será mantida no bairro - e que o policiamento comunitário, em tom de aproximação com a população, será a tônica das operações. 

O “Territórios pela Paz” já soma 116 projetos envolvendo 27 secretarias e órgãos púbicos do Estado, que trabalharão de forma conjunta.
 A chegada do reforço policial cumpre um calendário que prevê alcançar sete bairros que o governo definiu para integrar os Territórios pela Paz. 

No próximo dia 26, o aparato de segurança será instalado no bairro do Icuí, em Ananindeua. A partir de 12 de julho, será a vez do bairro Nova União, em Marituba. Nos dias 6 e 28 de agosto, as ações se deslocam aos bairros do Bengui e Terra Firme, respectivamente. Dia 23 de setembro, as ações chegam ao Guamá e, no dia 16 de outubro, no Jurunas.

FISCALIZAÇÃO DE VEÍCULOS

Nesse contexto, o Departamento de Trânsito do Pará ampliará a fiscalização de veículos, motos e seus condutores, com o objetivo de diminuir os índices de acidentes e recuperar veículos roubados ou clonados. O Detran também dá apoio a ações que coibem práticas delituosas com uso de motocicletas, além da fiscalização de consumo de álcool entre motoristas. Haverá ainda a atuação de agentes de educação para o trânsito, com abordagens preventivas levadas a estabelecimentos comerciais e escolas.

BOMBEIROS

O corpo de Bombeiros do Pará estará levando ações que difundam a cultura da prevenção de acidentes e educar a comunidade para saber agir em situações cotidianas: orientações preventivas contra incêndio de pânico e noções de atendimento pré-hospitalar. As atividades ocorrerão na Associação de Apoio Comunitário da Cabanagem, na Escola Estadual José Valente Ribeiro e na Escola Cristo Redentor.

MANDADOS DE PRISÃO E BUSCA

A Polícia Civil está efetivanso desde as primeiras horas desta quarta (12) o cumprimento diversos de mandados de prisão, busca e apreensão na Cabanagem - além de apoiar a emissão gratuita de identidades. 

image Ações iniciaram cedo, envolvendo PM, Bombeiros, Polícia Civil, Detran, Graesp e IML (Lázaro Magalhães)

Profissionais da Delegacia de Atendimento a Mulher (Deam) e da Diretoria de Policia Metropolitana também repassam informações repassadas por meio do Disque Denúncia. 

Ações de combate à poluição sonora estão sendo realizadas pela Delegacia de Meio Ambiente (DEMA) e estabelecimentos comerciais estão sendo vistoriados pela Delegacia de Polícia Administrativa, para averiguação de licenças e outras normas a serem seguidas. 

A operação também soma esforços da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e Grupo de Pronto Emprego, ambos vinculados à Polícia Civil.

POLICIAMENTO

O 24° Batalhão da Polícia Militar está reforçando ações de prevenção e repressão. Elas iniciaram logo de manhã, durante a saída de moradores de residências para ir ao trabalho. A PM também fortalece o policiamento nas vias de grande circulação e de difícil acesso. Também estão sendo agendadas ações de aproximação com a comunidade em escolas, centros comunitários, postos de saúde e instituições religiosas. 

Tropas do Comando de Missões Especiais estão empregando motos e viaturas - e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) dão apoio às equipes.


CONFIRA AS OPERAÇÕES

Operação Lei Seca

Fiscalização de condutores que estiverem sob a influência de álcool.

Operação Tróia
Fiscalização de veículos para identificação de clonagem, adulteração veicular.

Programa Escola da Vida
Bombeiros treinam crianças em risco social a prevenir acidentes e a agir em situações cotidianas.

Operação Fênix
Averigua os itens de segurança exigidos em normas de segurança para frequentadores de locais de grande circulação de pessoas, como estabelecimentos comerciais etc.

Bombeiro vai à Escola
Difunde conhecimentos de combate a incêndio para educar as crianças sobre acidentes domésticos.

Ação social dentro do quartel
Trazer a comunidade para dentro do quartel para receber treinamento de brigada e primeiros socorros.

Bombeiro na comunidade
Orientar os moradores sobre os riscos de instalações elétricas improvisadas ou irregulares.

image Ações de forças de segurança são levadas à Cabanagem (Fábio Costa)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA