CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Delegado-geral trabalhou na Cabanagem e Seccional da Cidade Nova, confirma Polícia Civil

Alberto Teixeira iniciou ontem o projeto Delegacia Geral Itinerante, onde gestor percorre unidades

Redação integrada de O Liberal
fonte

O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Alberto Teixeira, confirmou que foi trabalhar nesta quarta-feira (12) na Seccional da Cidade Nova em Ananindeua e também na Delegacia da Cabanagem, em vez de cumprir expediente na Delegacia Geral, em Nazaré. A iniciativa foi o pontapé do projeto Delegacia Geral Itinerante, que inclui visitas também a outras unidades policiais da Grande Belém. Esta é a primeira vez que um delegado-geral despachou demandas em uma delegacia, confirmou na manhã de hoje (3) a Polícia Civil. 

LEIA MAIS:
Forças de segurança deflagram ações na Cabanagem
Plano Ter Paz inicia emissão de documentos no bairro da Cabanagem

O projeto objetiva descentralizar a administração da Polícia Civil, levando o chefe da instituição de segurança pública para atender as demandas a outras delegacias e sedes de outras unidades policiais. "A meta é ouvir os servidores, buscando dar encaminhamentos às necessidades apresentadas", justificou o delegado-geral Alberto Teixeira.

REFORÇO

Também nesta quarta (12), tiveram início as ações previstas para o bairro da Cabanagem pelo plano Ter Paz - estratégia anunciada pelo governo do Estado para unir ações de segurança pública a medidas sociais integradas. O plano era uma das metas apontadas pelo governo após o início das operações da Força Nacional no Pará, em 25 de março - que, segundo o governo, exigiriam também ações sociais nas áreas onde o enfrentamento à criminalidade seria prioritário. 

Segundo divulga o governo do Estado, desde ontem todas as instituições do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) estarão empenhadas no bairro da Cabanagem, em Belém, para dar apoio à largada do projeto “Territórios pela Paz”. É o que o governo vem chamando de "choque operacional". Um dos focos é a emissão de carteiras de identidade e orientações para segurança contra o fogo e primeiros socorros.

Segundo o governo do Estado, a Cabanagem recebe reforços da atuação da Polícia Civil e Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Departamento de Trânsito do Pará. O governo diz que a presença das forças será mantida no bairro - e que o policiamento comunitário, em tom de aproximação com a população, será a tônica das operações. O “Territórios pela Paz” já soma 116 projetos envolvendo 27 secretarias e órgãos púbicos do Estado, que trabalharão de forma conjunta. 

A chegada do reforço policial cumpre um calendário que prevê alcançar sete bairros que o governo definiu para integrar os Territórios pela Paz. No próximo dia 26, o aparato de segurança será instalado no bairro do Icuí, em Ananindeua. A partir de 12 de julho, será a vez do bairro Nova União, em Marituba. Nos dias 6 e 28 de agosto, as ações se deslocam aos bairros do Bengui e Terra Firme, respectivamente. Dia 23 de setembro, as ações chegam ao Guamá e, no dia 16 de outubro, no Jurunas.

DELEGACIA ITINERANTE

O projeto Delegacia Geral Itinerante tem como meta deslocar o chefe da Polícia Civil e sua equipe para despachar nas sedes das unidades policiais de Belém e região metropolitana da capital. "A gestão fica mais próxima das delegacias, passa a conhecer melhor a realidade de cada unidade e motiva as equipes policiais a buscar resoluções para prestar, cada vez mais, um melhor serviço ao público", asseverou Teixeira.

"Na história da Polícia Civil, nunca vi um delegado-geral sair de seu gabinete para despachar nas unidades policiais", resumiu a escrivã Eliana Cereja, cartorária da Seccional da Cidade Nova. "Foi muito bom para mim ter esse contato direto com o delegado geral. Ele presenciou nossas dificuldades de trabalho e pôde conversar diretamente com os servidores. Com certeza, nossas demandas serão atendidas" (com informações da Polícia Civil).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA