Buscas por adolescente desaparecida após acidente no rio Tapará, em Santarém, são encerradas
O corpo da jovem de 17 anos ainda não foi localizado. O acidente com um micro-ônibus vitimou 5 pessoas que ficaram presas dentro do veículo, no início da semana, ao cair num braço do rio Amazonas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Após três dias de buscas pelo corpo da jovem de 17 anos no rio Tapará, braço do Rio Amazonas, em Santarém, oeste do estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará encerrou as buscas no final do dia desta quarta-feira (9). Kathelen Ariely Ribeiro Pinto encontra-se desaparecida após um acidente envolvendo um micro-ônibus que caiu no rio, por volta das 4h30 da manhã do último dia 7 de novembro, enquanto embarcava em uma balsa, no porto do distrito de Santana do Tapará.
Os três dias de buscas foram realizados por equipes de bombeiros do 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Santarém (4º GBM), com apoio de uma equipe da Marinha do Brasil. Os corpos das outras 5 vítimas do acidente foram resgatados ainda na manhã da segunda-feira, dia do acidente. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. O tenente Moreira, do 4ºGBM, informou à Redação Integrada de O Liberal que após o terceiro dia de buscas, que foi focado nas margens do rio, a equipe deu por encerrada a procura e caso haja algum indício, eles voltam a mergulhar.
"Critério de período de busca é área varrida. O mergulho em ambientes abertos, como foi o caso, se dá no período de 72h. Corpos acima de 24h de baixo de água produzem gases e tendem a submergir caso não estejam presos. Se estivesse preso onde houve o acidente, já teríamos encontrado, pois foi realizado a busca em todo trapiche", explicou o tenente Moreira.
As outras cinco vítimas mortas no acidente — sendo quatro da mesma família e moravam na mesma casa —, tiveram um velório coletivo no salão paroquial da igreja São Pedro, no bairro Esperança, na terça-feira (8). Na sequência, todos foram sepultados em um enterro coletivo, num cemitério na região do planalto santareno.
Durante a despedida, dor e comoção marcaram as despedidas da família que sofreu o acidente enquanto voltava de um culto de ação de graças, organizado pelo pai da adolescente que ainda está desaparecida, Francisco de Brito. “Eu disse para o meu irmão que se conseguisse comprar minha casa, iria fazer um culto para agradecer. Como consegui além disso, chamei todo mundo. Todos foram convidados para este momento de muita alegria e foi um dia maravilhoso, nunca iria imaginar que acabaria em tragédia”, contou.
LEIA MAIS SOBRE O ACIDENTE NO RIO TAPARÁ
Veja os nomes das vítimas do acidente
Mortos
Evelyn Andressa Ribeiro Calderaro, 20 anos
Ian Kayke Ribeiro Calderaro, 15 anos
Alana Kamile Ribeiro Calderaro, 6 anos
Adrienne de Jesus Ribeiro, 33 anos
Aline ( sem divulgação do sobrenome), 15 anos
Desaparecida
Kathelen Ariely Ribeiro Pinto, 17 anos
Sobreviventes
Jhonatan Nogueira Brasil, 29 anos
Maria Neves de Jesus Ribeiro, 60 anos
Rosivaldo Neves Serrano, 61 anos
Edson Ribeiro Oliveira, 10 anos
Albert Lucas Ribeiro da Rocha, 17 anos
Marcelo Lopes Maés, 40 anos (Motorista)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA