Batalhão de Polícia Ambiental resgatou 1,6 mil animais este ano
Unidade da PM também atua na preservação do meio ambiente
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) ultrapassou, nesta semana, a marca de 1,6 mil animais resgatados pela unidade neste ano. O número expressivo mostra a importância dessa unidade da PM, que reforça o policiamento ordinário em diversas áreas da capital, e também é especializada no combate aos crimes contra o meio ambiente. Ao todo, foram resgatados 1,639 mil animais, somente entre os meses de janeiro a abril deste ano.
Desses, 756 fazem parte da categoria dos que estavam no período de defeso ou ameaçados de extinção. Outros 225 são domésticos (galo de rinha e cachorro), além de dois animais considerados exóticos. No total, 656 dos animais resgatados este ano eram silvestres. Entre esses estão 170 pássaros, 134 serpentes, 61 rapinantes (gaviões, águias, falcões, corujas), 52 quelônios (tartarugas, jabutis, cágados), além de marsupiais (mucuras), bichos-preguiça, iguanas, garças e jacarés.
Em 2019, foram apreendidos 1,910 mil animais silvestres durante operações preventivas e/ou que resultaram de verificação de denúncias da população. Em 2020, a unidade registrou o resgate de outros 1,764 animais Além dos resgates, o BPA também atua no combate aos maus- tratos a animais e na preservação do meio ambiente, verificando denúncias de queimadas e desmatamentos. O Batalhão Ambiental também atua de forma integrada com outros órgãos municipais, estaduais e federais na preservação da fauna e da flora em todo o Estado.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA