logo jornal amazonia

Belém: operação da PC investiga crimes cibernéticos e 'taxa do crime' em aplicativo de mensagens

Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares que serão submetidos a perícia com a finalidade de apurar todos os fatos

O Liberal
fonte

 A Polícia Civil do Pará deflagrou a operação “Teia Digital” na manhã desta quarta-feira (27/8), em Belém, no combate aos crimes de ameaça, extorsão, associação criminosa e falsa identidade. Entre os casos investigados, estão a extorsão, associação criminosa e falsa identidade, ocorridos por meio de aplicativo de mensagens, em que um dos autores exigia o pagamento de uma suposta “taxa do crime” à vítima.

O trabalho policial resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em endereços de investigados na capital paraense. Além disso, dois suspeitos também foram intimados para prestar esclarecimentos à Justiça a respeito de suas atividades cibernéticas.

Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares que serão submetidos a perícia com a finalidade de apurar todos os fatos.
“Em situações de coação, é necessário que a vítima registre imediatamente a ocorrência e preserve as evidências digitais, como prints de conversas, comprovantes de transações, números e identidades de contatos”, orientou a delegada Vanessa Lee, titular da DECCC. “Nenhuma pessoa é obrigada a realizar pagamentos mediante ameaça”, reforçou.

Para a comunicação de denúncias, a vítima pode recorrer a qualquer delegacia mais próxima, ou até mesmo ao Disque-Denúncia (181) e ao atendimento virtual via WhatsApp, por meio do número (91) 98115-9181.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA