CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Vinte pessoas são presas no Pará em operação contra exploração sexual de crianças e adolescentes

A operação integrada do Ministério da Justiça com atuação da Segup durou 17 dias e focou em crimes contra crianças e adolescentes

Victor Furtado
fonte

Durante 17 dias (2 a 18 de maio), o Pará foi um dos estados onde ocorreu a operação nacional "Caminhos Seguros", promovida pelo Ministério da Justiça em conjunto com os governos estaduais e municípios. A ação focava em crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) aponta que 20 pessoas foram presas ao longo das abordagens ocorridas nos 286 pontos de vulnerabilidade mapeados no território paraense.

VEJA MAIS

image Adolescente grava o próprio estupro e expõe esquema de exploração sexual de menores em Manaus
A jovem revelou que começou a sofrer violência sexual aos 6 anos pelo alemão Wolfgang Brog, de 75 anos

image Segup fiscaliza bares e casas de show para combater à exploração sexual de crianças e adolescentes
Na Região Metropolitana de Belém, as equipes se concentraram no Mngueirinho, Mercado de São Brás e sede do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros

image Mulher é presa suspeita de explorar sexualmente crianças e adolescentes na Grande Belém
Contra ela, havia um mandado de prisão expedido pela 4ª Vara Criminal de Ananindeua e que foi cumprido pelos policiais civis da Seccional de Marituba, vinculada à Superintendência da Região Metropolitana de Belém

O titular da Segup, Ualame Machado, destaca o trabalho conjunto das forças de segurança do estado e do Governo Federal, chegando a todas as regiões do Pará.

“O trabalho realizado pelos órgãos se fez importante para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes uma vez que a troca de informações entre as agências possibilitou uma grande produtividade. Somou a este trabalho as orientações ofertadas pela equipe da Segup com informativos sobre os meios de comunicação para denúncia, pois é necessária a participação da sociedade de modo geral neste combate”, finalizou.

Coordenada pelo Governo Federal, a "Caminhos Seguros" no Pará teve como alvo postos de combustíveis, bares, casas de show e estabelecimentos comerciais, para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuou como líder situacional da operação, com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, Polícia Científica, guardas municipais, conselhos tutelares e juizados.

Confira os números da operação

Foram instaurados 228 inquéritos policiais, cumpridos 12 mandados de prisão, cinco mandados de busca e apreensão e instaurados quatro autos de prisão. Dois adolescentes foram apreendidos e encaminhados para atendimentos especializados. Foram registrados 233 boletins de ocorrência, realizados 50 pontos de bloqueio e fiscalizados 319 bares.

Ainda durante as ações, foram empregados 133 motos e viaturas e cerca de 750 agentes em todo o Estado. Ao todo foram abordadas 2.244 pessoas, 545 veículos e 568 motocicletas. Foram apreendidas duas armas de fogo, 22 munições e 10 veículos recuperados.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA