CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

VÍDEO: telhado cede e chuva alaga unidade de saúde em Juruti

Imagens mostram consultórios médicos alagados e equipamentos sendo danificados. Funcionários tentam deter enxurrada

Redação integrada de O Liberal
fonte

Imagens que circularam na internet nesta terça-feira (1) denunciaram o alagamento de uma unidade de saúde de Juruti, no oeste do Pará, pelas chuvas na cidade. O vídeo mostra a água jorrando por luminárias e inundando salas de atendimento, corredores e consultórios médicos e odontológicos. Veja:

Os próprios funcionários registraram a situação. O trabalho com a água da chuva, que descia pelo telhado, exigiu baldes espalhados pela unidade de saúde e funcionários munidos de rodos, para secar o piso em vários compartimentos.

Esclarecimento

A secretária municipal de Saúde de Juruti, Joquibede Mota Batista, informou à Redação Integrada, sobre o "Posto do Centro" localizado no centro da cidade que "trata-se de uma obra inaugurada em dezembro de 2016, portanto uma obra nova, recebida pela nossa gestão em janeiro de 2017. Recebemos todos as outras unidades de saúde com problemas de infiltrações, precisando de reformas de telhados e reparos urgentes, inclusive o nosso hospital municipal. Logo fizemos um planejamento para execução dessas reformas em grande parte dessas unidades de saúde no município, porém o posto do 'Centro' por ser uma obra nova, não entrou no nosso PPA (Plano Plurianual) o que inviabilizou a aplicação de recursos orçamentários nessa unidade, visto que, nesse plano estão todas as nossas ações para 4 anos.  Não imaginávamos que uma obra tão nova logo apresentaria esse tipo de problema. Ao longo desses anos fizemos reparos, limpezas no telhado e calhas, achávamos que poderiam ser esses os problemas".

"Notificamos a empresa para rever a construção. A mesma alega que fez conforme a planta do MS; portanto, não se sente responsabilizada pelas infiltrações, e, segundo ela, o projeto é  incompatível com o clima da nossa região. Solicitamos um laudo da engenharia do município para assim tomar as providências cabíveis, que a princípio, acreditamos ser a interdição do referido posto, visto que as infiltrações entram pela rede de energia elétrica apresentando risco iminente para a população e funcionários, até que uma solução definitiva seja encontrada, que,  diante da frustração de todas as outras medidas já tomadas,  poderá ser a troca do telhado por telhas galvanizadas", conclui a dirigente municipal.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ