CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

UFPA realiza seminário sobre História da África e relações de gênero

A programação vai abrir espaço para a abordagem de temas que envolvem os avanços sociais, históricos e educacionais do feminismo, das relações de gênero e das ações de combate ao racismo.

O Liberal
fonte

Nos dias 18, 19 e 20 de novembro, a Faculdade de História da Universidade Federal do Pará (Fahist-UFPA) do Campus Bragança irá promover o I Seminário Gênero, África e Diáspora: Intersecções e Subjetividades em História e Educação e a I Semana Nacional da Consciência Negra. Os eventos serão transmitidos pelo Canal História em campo, no YouTube, e pelo Google Meet. As inscrições para ouvintes e participações nas oficinas vão até o dia 18 de novembro e são realizadas no site do evento (https://africaegenero.wordpress.com//inscricoes/).
A iniciativa - realizada por meio do Grupo de Pesquisa História em Campo (GHISCAM) - pretende integrar importantes temáticas contemporâneas, aplicadas no campo da História e da Educação. A programação vai abrir espaço para a abordagem de temas que envolvem os avanços sociais, históricos e educacionais do feminismo, das relações de gênero e das ações de combate ao racismo. 
“No contexto atual, a importância da realização do seminário consiste na promoção de reflexões críticas sobre os desafios para a construção de um conhecimento, escolar e universitário, comprometido com uma educação sem preconceitos de gênero ou de raça. Esse conhecimento deve evidenciar a necessidade de valorização da diversidade e aprofundar o entendimento histórico-cultural sobre Gênero, História da África e da Diáspora Africana na Universidade e outros espaços educacionais”,destaca o coordenador do GHISCAM, Augusto Leal.
O seminário terá mesas-redondas, simpósios temáticos e oficinas. As mesas temáticas vão debater tópicos como: Culturas Sonoras, Diáspora Africana e Educação; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Relações Étnico-Raciais e Estudos Africanos; Diálogo Afro-Religioso e Percepção do Ambiente nas Encruzilhadas do Saber.

Já os simpósios temáticos irão pautar assuntos semelhantes as das mesas, mas com palestrantes e estruturas diferentes. Os temas serão: Estudos Africanos e Diaspóricos: Experiências, Pesquisas e Práticas Educativas; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Relações Étnico-Raciais e Estudos Africanos; Religiosidade e Cultura Afro-Brasileira. Por fim, serão ofertadas oficinas sobre o brinquedo do Bumba meu Boi do Maranhão; Capoeira Angola e Acervos Digitais.

(Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Jorge Ferreira, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ