Três municípios do Pará realizam Círio de Nazaré neste domingo

Maracanã, Primavera e Vila de Santo Antônio do Prata, em Igarapé-Açu, fazem procissão tradicional em homenagem à Nossa Senhora

João Thiago Dias

Os municípios de Maracanã e Primavera e a Vila de Santo Antônio do Prata, em Igarapé-Açu, realizam, neste domingo, 17, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. As procissões nas três localidades são sempre realizadas no terceiro domingo de novembro e, assim como na festividade de Belém, reúnem muitos devotos com pagamento de promessas e homenagens religiosas e culturais.

Essas foram as procissões deste domingo informadas com data exata pela Arqudiocese de Belém. No entanto, como muitas localidades não atualizam as informações sobre as festividades, as manifestações de fé se estendem por vários outros municípios.

Em Maracanã, no nordeste paraense, na microrregião do Salgado, será o 107º Círio, este ano com o tema "Com Nossa Senhora de Nazaré, somos Igreja que se aproxima, escuta e ilumina as famílias e as periferias".

A programação começa às 7h30, com uma missa na Igreja de São Benedito, com a presença do bispo diocesano de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, e do padre Benedito Santiago.

Às 8h30, a procissão sairá da igreja, passando por várias vias, margeando a orla da cidade, em frente ao Rio Maracanã, até a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, com previsão de chegada para 11h30.

A festividade, que começou na última sextafeira (15), segue até o dia 25 de novembro com missas e atrações culturais durante todas as noites.

Em Primavera, também no nordeste paraense, o Círio apresenta o tema "Maria, Mãe e Maestra da Igreja, que se aproxima, escuta e ilumina nossas vidas". A festividade começou no dia 8 de novembro e encerra neste domingo com a procissão. Às 7h, terá missa na Igreja de Santo Expedito. Às 8h, começa o trajeto que seguirá até a Igreja Matriz.

Já na Vila de Santo Antônio do Prata, em Igarapé-Açu, também no nordeste paraense, será o 91º Círio em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, com o tema "Com a Luz de Cristo, caminhamos com Maria".

A festividade começou no dia 9 de novembro e encerra neste domingo, com a romaria marcada para começar às 8h, saindo da Capela de Santo Isidoro até a Igreja de Santo Antônio do Prata. 

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM PARÁ