Servidora pública de Barcarena concorre ao prêmio 'Espírito Público 2022'

A premiação reconhece e prestigia a atuação de profissionais que trabalham diariamente com o propósito de transformar o serviço público e a sociedade

Larissa Costa
fonte

Com 20 anos de carreira, a servidora pública concursada e atual Secretária Municipal de Assistência Social de Barcarena, Francinéa Dias, é finalista do Prêmio Espírito Público 2022, que reconhece e prestigia a atuação de profissionais que trabalham diariamente com o propósito de transformar o serviço público e a sociedade. 

A servidora está concorrendo ao prêmio na categoria Pessoas que Transformam, no eixo Desenvolvimento Social. O vencedor será anunciado no dia 30 de novembro, às 19h, no Rio de Janeiro. Os outros dois concorrentes na categoria são Adriano Laurindo de Curitiba-PR e Renata Gomes de Recife-PE. O Prêmio Espírito Público é o maior evento de valorização de profissionais públicos no país, uma iniciativa da Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org

Francinéa é uma barcarenense de 46 anos, formada em Serviço Social, pela Universidade Federal do Pará. A servidora municipal ingressou no serviço público com 23 anos, na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) onde está até hoje. “Nessa época meu passatempo preferido era estudar as legislações e relacionar o que era previsto e o que era ofertado de políticas públicas para população. Iniciei minha carreira por meio de um contrato e gostei tanto de atuar como servidora pública que me dediquei a estudar para concursos públicos, passei em três concursos públicos, da prefeitura de Abaetetuba, da Fundação Santa Casa em Belém e por último na Prefeitura de Barcarena”, relembra.

Na Semas participou de importantes avanços e transformações sociais que despertaram a partir de visitas domiciliares a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social, primeira atividade da servidora dentro da secretaria. “Surgiu em mim as constantes indagações, inquietudes e busca pelo que poderíamos fazer como servidores públicos para ampliar os serviços públicos no município na área da Assistência Social”, contou.

A concorrente ao Prêmio Espírito Público implantou e coordenou alguns órgãos municipais como o Centro de Referência de Assistência Social Henrica de Nazaré, em 2007; a Casa de Passagem que hoje se chama Espaço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, em 2008; a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em 2014. Francinéa também idealizou projetos sociais relevantes como o Identidades Ribeirinhas e Diagnosticar para Cuidar.

Durante a entrevista de avaliação que selecionou os finalistas, a servidora pública justificou a pontualidade dos trabalhados desenvolvidos principalmente relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes e às políticas públicas para mulheres.  “Barcarena tem suas peculiaridades por se tratar de uma área portuária. As unidades públicas de proteção especial deixam um legado imensurável para o município, já que os serviços atuam tanto na prevenção quanto no atendimento e proteção de pessoas em situação de risco social”, explicou, citando a pesquisa ENAFRON (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), promovida pelo Ministério da Justiça/2012 que apontam as problemáticas sociais e de segurança pública.

O trabalho da finalista ao prêmio foi destaque em outras ocasiões, como no encontro promovido pela Fundação Itaú Social em São Paulo, em 2019, quando socializou a experiência do Projeto Diagnosticar para Cuidar. No mesmo ano também concedeu entrevista ao Canal Futura para socializar a experiência com o projeto. Atualmente a Secretária Municipal de Assistência Social está participando do Projeto Inova Juntos, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios e Universidade de Coimbra, com financiamento da União Europeia, o projeto visa a troca de experiências entre municípios de Brasil, Portugal e América Latina.

A motivação da Assistente Social e Secretária Municipal de Assistência Social é fruto do que ela considera missão de vida. “Continuo acreditando que podemos ofertar serviços de excelência e que possam transformar as vidas das pessoas para melhor. Na nossa área, cuidado, proteção, direitos sociais, cultura de paz, solidariedade, trabalho em equipe são fundamentais para um trabalho de sucesso. Assistência Social transforma vidas!”, garante.

Em sua 5ª edição, o Prêmio Espírito Público se consolida como a principal premiação da sociedade civil voltada para a valorização e o reconhecimento de trajetórias de profissionais públicos que se dedicam à promoção de serviços públicos de qualidade.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ