Retorno às aulas de cursos de saúde e segurança ainda depende de instituições

Reabertura foi permitida por decreto estadual publicado na sexta-feira passada

Vito Gemaque
fonte

Mesmo com o novo decreto do Governo do Estado liberando a volta às aulas de cursos da área de saúde e de segurança em instituições de ensino superior para hoje (10), ainda é incerto que alunos e professores voltem às salas. Uma das maiores instituições em quantidade de cursos e alunos na área de saúde do Pará, a Universidade do Estado do Pará (UEPA) ainda não divulgou nenhum retorno das atividades letivas. Somente estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem participam de aulas práticas com as atividades em hospitais reforçando as equipes no atendimento aos pacientes da rede pública e da pesquisa epidemiológica sobre a covid-19 no Estado.

A presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Estado do Pará (SINEPE-PA), Maria Beatriz Padovani, informou que a entidade está satisfeita com a liberação progressiva e gradual das atividades. O Sinepe “tem ciência de que as instituições já estão preparadas e cumprem o protocolo que foi aprovado pela própria Sespa, junto ao comitê técnico que acompanha a matéria. Estamos prontos para que a cada semana a gente possa ir promovendo a retomada parcial das atividades”, declarou. Pandovani não informou quantas instituições já pretendem retomar as atividades hoje.

O decreto do Governo do Estado permite as aulas presenciais em cursos e unidades de ensino. As novas normas foram divulgadas na noite da última sexta-feira (07), em edição extra do Diário Oficial (DOE). As determinações falam também sobre cursos livres, técnicos e das áreas de saúde e segurança, especificamente. As medidas publicadas no DOE autorizam atividades presenciais em cursos da área da saúde, em instituições públicas e privadas, desde que sejam respeitados o distanciamento social e os protocolos de segurança contra o novo coronavírus, previstos no próprio decreto.

Sindicato vê decisão com cautela


O Sindicato dos Professores no Estado do Pará (Sinpro), representante dos docentes das instituições particulares, informou que vê com cautela a decisão do governo do Estado. “A decisão tem que ser das autoridades de saúde. Acreditamos ser cedo para este retorno. Ainda não se estabilizou o controle do vírus no Estado. Isso coloca em risco a nossa categoria. Há um parecer conjunto do Ministério Público orientando para aguardar a volta às aulas, seja em que nível for. Vamos estar vigilantes acompanhando este processo. Na próxima quarta-feira está marcada reunião com o Sindicato das Escolas Particulares – Sinepe - onde isto está sendo debatido”, declarou coordenador geral do Sinpro, José de Ribamar Barroso.

Na UEPA o retorno não está confirmado. Segundo a coordenadora geral do Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Pará (SindUepa), Zaira Valeska, a direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPA haveria informado em memorando que as aulas voltariam a partir desta segunda-feira (10), porém devido a pressão da comunidade acadêmica que não concordou com a volta repentina, as aulas não retornarão ainda.

“Nós temos uma série de questões não respondidas pela reitoria de graduação da universidade sobre esse retorno, como não tem definição de protocolo, quando os alunos devem retornar e as garantias dos equipamentos de proteção individual. Não fui discutido nenhum calendário de retorno às aulas, não tem previsão. O que a gente está entendendo é que iniciar as aulas a partir do dia 10 não tem menor condição, porque não tem preparação do corpo docente e nem discente. Para esse retorno não houve uma reunião sequer de colegiado, pelo menos que tenhamos conhecimento, não houve reunião do conselho do Centro de Saúde”, afirmou.

Estudantes já retornam


A assessoria de Comunicação da UEPA informou que a turma de medicina do 11º semestre está tendo aulas práticas em hospitais e laboratórios na UEPA. Os estudantes retornaram às aulas na semana passada.

Já os alunos de Enfermagem do 8º semestre estão fazendo aulas práticas e estágios integrando a equipe da Pesquisa Epidemiológica da Covid-19 do Estado. E o curso de Biomedicina está planejando o retorno e tem previsão de voltar ainda esta semana. Os demais cursos da saúde, em Belém, como Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional deverão aguardar um posicionamento após o próximo sábado (15).

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ