Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Resoluções de Ano Novo: saiba como se manter fiel às metas feitas

No início de um novo ano, muitas promessas são feitas, mas poucos conseguem cumprir as metas por muito tempo

O Liberal

"Adeus, ano velho, feliz ano novo", é o que diz uma famosa canção entoada por muitos na virada de ano e neste momento é comum ocorrer reflexões sobre as experiências vividas no ano que passou e a construir resoluções para o próximo. Por conta da pandemia, muitos projetos de saúde precisaram ser interrompidos, mas com a retomada das atividades e flexibilização nas medidas sanitárias, muitos já começaram a listar os objetivos, mas como manter as resoluções com afinco e entusiasmo? 

Projetos de verão, novos hábitos alimentares e voltar a usar uma antiga roupa são umas das mais famosas promessas feitas e abandonadas logo nos primeiros meses de um novo ano, mas para profissionais de saúde, é necessário muito mais que vontade, é imprescindível iniciar com organização e a certeza de que mudanças de rotinas requerem tempo e persistência. Para o nutricionista Leandro Leal, um grande objetivo não é alcançado de uma vez só. É preciso trabalhar duro e vencer várias etapas para que ele seja concretizado.

"Antes de mais nada, é preciso que suas metas sejam realistas. Ser realista não significa definir objetivos fáceis, apenas quer dizer que você deve trabalhar com aquilo que está dentro da sua realidade naquele momento. Uma boa maneira de não perder o foco é dividir seus objetivos em etapas. O ideal é dividir suas metas em várias partes contínuas, como passos que seguem por um determinado caminho até o destino desejado. Um exemplo que dou aos meus pacientes é: Escreva seus objetivos no papel, e logo abaixo deles escreva tudo o que você precisa para conquistá-los", aconselha. 

Já o educador físico Netto Barros acredita que planejar novos hábitos alimentares, iniciar a prática de atividades físicas, além de querer, é necessário o acompanhamento com profissionais especialistas no assunto. "Ao sair de uma rotina sedentária, é importante ter consciência de que nada vai acontecer rápido, passos curtos e metas semanais são fundamentais para o sucesso das resoluções. Com um profissional, planos de exercícios são feitos exclusivamente para o aluno, aliado com a rotina e necessidades de cada um", explica. 

Resoluções de Ano Novo: saiba como se manter fiel às metas feitas

Ter companhia pode ajudar a cumprir as metas 

As advogadas Chiara Costa, de 43 anos, e Shayane Paixão, 29 anos, já estão com os projetos de 2022 escritos e bem definidos. Assíduas praticantes de atividades físicas, as amigas têm uma relação antiga com esportes e alimentação. "Acho que todo mundo faz promessas nessa época, é um momento importante de planejamento. Com relação a minha saúde, quero manter minha rotina de musculação com o personal e aprender um esporte novo, o tênis. O esporte e a academia fazem parte, hoje, de uma rotina equilibrada que eu estabeleci como um objeto de vida. Também pratico remo olímpico pela possibilidade de contato com a natureza que ele proporciona", ressalta Shayane.

Mãe de três filhos e uma rotina agitada não impediram Chiara de manter o equilíbrio entre vida profissional e atividades físicas. Para ela, resoluções no final de ano são muito importantes porque o momento é propício para renovar metas. A também praticante de remo olímpico explica que os novos planejamentos não devem ser resultado de uma emoção, uma experiência efêmera ou modismo, mas que seja de uma tomada de consciência. 

"Antes de começar um projeto de saúde, é importante consultar nutricionista e preparador físico. Na época da pandemia, o treino passou a ser em casa e com acompanhamento profissional porque se não for executado corretamente, trará grandes prejuízos para o corpo. Meu plano para 2022 é fazer musculação três vezes por semana porque a musculação é imprescindível para todo ser humano que deseja ter saúde", aconselha a advogada.

As duas amigas têm muitas atividades em comum e em caso de desânimo, o apoio mútuo para recomeçar se torna um grande motivador. "Ter uma companhia não é fundamental, mas quando você treina sozinho, é muito mais fácil cair na monotonia e terminar por realizar sempre a mesma rotina de exercícios e, principalmente, na mesma intensidade. Ao treinar com uma companhia, há muito mais chances de se sentir desafiado e desafiar o companheiro de treino. Consequentemente, há menor probabilidade de regredir ou desistir da atividade física. Compartilhar com seus amigos as suas conquistas ajudam tanto você a se motivar quanto a motivar seus amigos", opina o nutricionista Leandro Leal. 

(Cristino Martins / O Liberal)

Mantendo as resoluções de ano novo

Momentos de desânimo sempre aparecem durante o ano, no entanto, não há um segredo para não desistir, mas dividir essas metas em etapas a curto prazo pode diminuir a chance de ocorrer desistências no meio do caminho. É importante compreender que todos podem passar por momentos de desmotivação, mas sem deixar comprometer todo o progresso e as etapas já conquistadas.

Para cumprir as resoluções com excelência e manter a produtividade, o professor de educação física Netto Barros aconselha a começar com uma atividade física que seja prazerosa e traga bem estar. "Não adianta praticar um exercício ou mudar os hábitos alimentares para algo que você não gosta. Atividades esportivas, danças e lutas também são importantes formas de se exercitar. Outro ponto fundamental é estar acompanhado de bons profissionais que conheçam as necessidades de cada indivíduo e oriente da melhor forma. Por fim, comece a escolher lazeres ativos nos finais de semana, diversão que ajuda na perda de calorias, como ciclismo, skate e patins", orienta o profissional.

Confira outras dicas que também podem ajudar a cumprir as metas em 2022

1. Seja realista
2. Dívida suas metas em etapas
3. Trabalhe com metas a curto prazo (e vá renovando)
4. Acompanhe seus avanços
5. Reorganize-se quando for necessário.

(Karoline Caldeira, estagiária sob a supervisão de Jorge Ferreira, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ