Reitor Emmanuel Tourinho deixou cargo: apenas o vice permanece, até outubro, diz UFPA

Até agora o MEC ainda não se posicionou sobre lista tríplice formada pelas eleições na instituição. Prazo era ontem

Redação integrada de O Liberal

Segue sem definição do Ministério da Educação (MEC) a indicação de nomeação para o novo ocupante da reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA), após lista tríplice ser indicada pelas eleições para a instituição. Estudantes, professores e servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA) marcaram para hoje, às 9h, na Escadinha do Cais do Porto, em Belém, uma manifestação chamando a atenção para a situação e pedindo respeito do governo federal à consulta eleitoral feita na instituição.

Manifestação ocorreu esta manhã, na Escadinha (Igor Mota / O Liberal)

LEIA MAIS:
- Ato na reitoria da UFPA pede respeito às eleições na instituição
- Abatido, reitor da Unifesspa diz que nomeação de terceiro colocado é 'golpe'
- Professores e estudantes da UFPA dizem não aceitar nomeação sem respeito à lista tríplice

Ontem, no último dia de mandato do atual reitor, Emmanuel Zagury Tourinho, um outro ato foi realizado no campus do Guamá, no hall da reitoria, com a participalçao do próprio Tourinho. A manifestação foi em defesa da autonomia da instituição. Veja:

Tourinho foi reeleito na consulta à comunidade universitária, mas há temores de que o resultado não seja respeitado, como tem ocorrido em diversas instituições federais de ensino superior. Foi o que ocorreu na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), onde o governo federal nomeou semana passada o professor Francisco Ribeiro da Costa como novo reitor instituição. O professor Maurílio Monteiro, atual reitor, teve 84,4% dos votos válidos. Francisco Ribeiro ficou em terceiro lugar, com 6,9% dos votos. 

Reeleito, Tourinho aguarda definição do MEC (Thiago Gomes / O Liberal)

Reitorda UFPa foi reeleito com mais de 90% dos votos  


O resultado da votação da UFPA foi dado em reunião do Conselho Universitário (Consun), dia 14 de julho de 2020. A lista tríplice final é composta pelos professores Emmanuel Zagury Tourinho e Gilmar Pereira da Silva (1º lugar, com 84 votos), Zélia Amador de Deus e Edmar Tavares da Costa (2º lugar, com 11 votos) e Doriedson do Socorro Rodrigues e Marcos Monteiro Diniz (3º lugar, com 9 votos).O candidato a reitor Marcelo Rassy Teixeira e a candidata à vice-reitora Márcia Maria Bragança Lopes, também inscritos, receberam 2 votos e ficaram em quarto lugar na votação. Não houve abstenções.

Primeiros colocados na lista tríplice, Emmanuel Zagury Tourinho (candidato a Reitor) e Gilmar Pereira da Silva (candidato a Vice-Reitor) já haviam também vencido a consulta prévia à comunidade universitária, realizada nos dias 29 e 30 de junho de 2020, alcançando 92,7% do total de votos, correspondentes a 88,6% da votação ponderada por categoria. A consulta teve a maior participação da comunidade universitária desde que foi instituída, em 1984.

MEC ainda não publicou nomeação após eleições na UFPA (Igor Mota / O Liberal)

Em nota publicada esta manhã, a UFPA informou que apenas o vice-reitor da UFPA, o professor Gilmar Silva, fica no exercício do cargo até o dia 10 de outubro,  por força de sua portaria.

Correção: ao contrário do que dissemos às 8h46, informando que o reitor Emmanuel Zagury Tourinho permameceria até dia 10 de outubro no cargo, a Universidade Federal do Pará informou às 11h, que apenas o vice-reitor, Gilmar Pereira, segue no exercício da reitoria, até o dia 10/10, por força de sua portaria. Emmanuel Zagury Tourinho, embora reeleito, deixou o cargo nessa terça (22), seu último dia como reitor no atual mandato.     

Protesto se repete esta quarta (Thiago Gomes / O Liberal)
Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM PARÁ