CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Programações virtuais marcam o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Nova legislação paraense sobre o Transtorno do Espectro Autismo é uma das abordagens

Redação Integrada
fonte

Nesta sexta-feira (2), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para marcar a data, a Apae Belém e a Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes-PA), entidades referências no atendimento a pessoas autistas, realizam programações virtuais para discutir a nova legislação paraense sobre o tema.

No Pará, desde maio de 2020, mesmo com a pandemia, avançou a legislação referente à proteção e garantia de direitos da pessoa autista, com a publicação da Lei Estadual Nº 9.061/2020. Já em fevereiro de 2021, a Lei Estadual Nº 9.214/2021 foi aprovada, garantindo validade com prazo indeterminado para laudos de diagnóstico de autismo.

Sob iniciativa da Apae Belém, a live “Autismo: Inclusão e Políticas Públicas” reúne especialistas e pessoas que vivem com a condição e ocorre nos dias 5 e 6 de abril pelo canal do Youtube da instituição. Cerca de 20% dos usuários dos serviços da Apae Belém têm Transtorno do Espectro Autista (TEA). A entidade oferece educação especializada complementar ao ensino regular, assistência social e atendimento de saúde.

“O avanço em termo de políticas públicas para pessoas autistas é um ganho, principalmente no sentido do reconhecimento, valorização, desenvolvimento e, sobretudo, respeito a essa parcela da população. Queremos, através dessa programação, oportunizar o conhecimento sobre essas leis”, diz a gerente do Complexo de Atendimento Multidisciplinar de Saúde (CAMS) da Apae Belém, Carol Salomão.

O evento ainda discute temas como inclusão educacional, disfunções sensoriais e suporte nutricional e traz, além de especialistas na área de psicologia, pedagogia, terapia ocupacional e nutrição, a coordenadora estadual de políticas para o autismo, Nayara Barbalho da Cruz.

Já no dia 12, a programação “Autismo: Novas Políticas Públicas e Direitos Adquiridos”, transmitida pelo canal da Feapaes-PA no Youtube, discute temas como assistencialismo, neuropsicologia e direitos. Além disso, o evento irá abordar a vida de Ângelo, jovem autista representante da Apae de Moju, no interior do Estado.

A Feapaes-PA garante assessoria e consultoria para as 34 unidades apaeanas distribuídas por vários municípios e em todas as regiões do Pará, possibilitando atendimento para mais de 5 mil famílias no Estado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ