Pré-matrícula de novos alunos da rede estadual termina nesta segunda-feira (31)

O procedimento pode ser feito pelo site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc)

Sérgio Chêne

O prazo para pré-matrícula de novos alunos da rede estadual de ensino termina nesta segunda-feira (31). O procedimento pode ser feito pelo site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Já para os alunos matriculados no ano anterior, que vão continuar estudando em 2022, a renovação de matrícula será automática. As aulas iniciam somente no dia 8 de março.

Após o encerramento do período de pré-matrícula, cada aluno terá que confirmar a inscrição presencialmente na escola escolhida, entre 1º e 18 de fevereiro, mediante a apresentação dos documentos necessários. Nos casos em que o aluno não realizar a confirmação, a escola entenderá como desistência da vaga.

Para quem os que estejam em dúvida quanto aos documentos necessários à matrícula, a Seduc reforça que os candidatos devem portar os originais e cópias da certidão de nascimento, certidão do registro civil ou RG, do CPF e do comprovante de residência atual, mas também da carteira de vacinação (crianças, jovens e adultos), do comprovante de imunização contra a covid-19 (para quem tiver acima dos 12 anos), da frente da folha resumo do CadÚnico e da ressalva ou histórico escolar. Além disso, o aluno deve entregar duas fotos 3x4 recentes.

Confira o cronograma para o início do ano letivo 2022 da rede estadual de ensino:

- Até 31/01/2022: Pré-matrícula para novos alunos.

- De 1º/02 a 18/02/2022: Período de confirmação das novas matrículas.

- De 1º a 04/02/2022: Confirmação de novos alunos com deficiência.

- De 07 a 11/02/2022: Confirmação de matrícula para novos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental; das turmas multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental I; da 1ª a 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental, Saberes da Terra – Fundamental; Some Fundamental, Educação Infantil Indígena - Pré-Escola; Educação Indígena Ensino Fundamental I e II, e 1ª a 4ª etapa da EJA Fundamental Indígena, e Ensino Médio Regular.

- De 14/02 a 18/02/2022: Confirmação de matrícula para alunos novos do Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série); 1ª e 2ª etapas da EJA Médio, Sistema Educacional Interativo (SEI); Sistema Modular de Ensino (Some) Médio; Ensino Médio EJA Campo e Educação Indígena Ensino Médio.

- A partir do dia 21/02/2022 até o dia 07/03/2022: Matrícula de novos alunos sem pré-matrícula, na própria escola, considerando o saldo de vagas remanescentes de cada espaço de aprendizagem.

Retorno municipal

A partir desta segunda-feira, 31, a rede municipal de ensino da capital inicia presencialmente, e de forma gradual, as atividades, acompanhando o processo de imunização dos alunos de 5 a 11 anos. O retorno às aulas pode ser alterado conforme as orientações dos órgãos de Vigilância Sanitária.

Os casos de síndromes gripais entre os trabalhadores da educação, fizeram com que a Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), decidisse, no dia 20 deste mês, em começar as atividades escolares de forma não presencial no dia 24 de janeiro. Assim como a prefeitura da capital paraense, o ano letivo inicia também nas demais cidades da Região Metropolitana, caso de Ananindeua e Marituba, que estarão retomando nesta segunda-feira (31), as atividades escolares para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (Ejai). Em Belém, os alunos do ensino médio da Fundação Escola Bosque (Funbosque) também retornam às atividades.

De acordo com as informações no site Agência Belém, um ofício foi encaminhado aos gestores das unidades de ensino no último dia 21, informando sobre a decisão e detalhando como se dará este retorno às aulas em 2022. “Orienta-se que estas primeiras semanas de aula sejam destinadas ao acolhimento dos estudantes e à diagnose pedagógica de toda a rede, a partir da autonomia que cada unidade educativa reúne para a organização do seu trabalho pedagógico”, frisou Márcia Bittencourt, secretária municipal de educação de Belém no ofício.

No município de Ananindeua, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou, por meio de nota, que o início do ano letivo 2022 da rede pública municipal de ensino de Ananindeua adotará o calendário de voltas às aulas escalonado, conforme o cenário epidemiológico e com orientações das autoridades de saúde.

Estadual e comprovante de vacinação

De forma 100% presencial, os alunos das escolas estaduais retomam os estudos no dia 8 de março, após a conclusão dos calendário de matrícula. Nas aulas presenciais, tanto para estudantes do município quanto do Estado, será exigido comprovante de vacinação, isso dentro das idades e critérios autorizados para imunização contra a covid-19.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ