Praias, balneários e clubes estarão fechados no feriado de Corpus Christi
Não há, entretanto, determinação estadual para bloqueio das estradas. Decisão fica a cargo de cada município
Praias, balneários, clubes e estabelecimentos similares estão fechados, a partir desta quarta-feira (10), seguindo determinação do Governo do Estado, que objetiva evitar a circulação de pessoas nesses ambientes durante o feriado de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (11). Os pontos seguirão fechados até domingo (14), sendo reabertos na segunda-feira (15).
A medida atende à determinação do Decreto Estadual 800/2020, publicado pelo Governo do Estado com alterações na última terça-feira (09), em edição extra do Diário Oficial (DOE).
“Quero informar à população e pedir a compreensão de todos de que será estabelecida a proibição do uso e da frequência em praias, igarapés, balneários e clubes para evitar a aglomeração, principalmente se tratando de um ambiente em que o uso da máscara seria inutilizado. Essa medida vem também para proteger o interior. Nós estamos percebendo o avanço viral para outras regiões do Estado e não podemos deixar que isso represente um impulso na contaminação e, consequentemente, o problema em saúde para a população. Por isso eu peço, fica em casa, te protege, protege a tua família e logo vamos voltar à normalidade, mas isso depende desse sacrifício ainda maior de cada um de nós”, afirmou em pronunciamento o Governador do Pará, Helder Barbalho.
Em relação às estradas, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) informa que a medida não estipula o bloqueio das mesmas, mas deixa a decisão a cargo de cada município, que pode determinar o impedimento do acesso e fechamento de outros estabelecimentos caso entenda como necessário. A implementação de medidas mais restritivas também pode ser feita pelos gestores municipais, no âmbito de seus territórios, para diminuir a circulação de pessoas e, consequentemente, os riscos de proliferação do novo coronavírus.
Mesmo nos casos em que os acessos aos municípios sejam fechados, ficam ressalvados os deslocamentos de transportes de cargas e de pessoas em situação de necessidade por desempenho profissional ou para tratamento de saúde. Essas circunstâncias precisam ser devidamente comprovadas.
COTIJUBA
A operação da linha hidroviária municipal Icoaraci-Cotijuba também estará suspensa nesta quinta-feira (11). A informação foi confirmada pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). De acordo com o órgão, as viagens estão suspensas na quinta (11) e no domingo (14). O trapiche de Cotijuba também estará fechado para qualquer outra embarcação, em razão da determinação de isolamento social para combater a proliferação da Covid-19.
Em relação à sexta e sábado, a Semob informa que as viagens do barco da Prefeitura serão mantidas nos horários de 5h45 e 17h (trajeto Cotijuba/Icoaraci) e nos horários de 9h e 18h30 (trajeto Icoaraci/Cotijuba).
Na segunda-feira (15) o serviço volta a funcionar normalmente.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA