logo jornal amazonia

Em 2025, Pará atinge menor taxa de crimes violentos desde 2010, aponta Segup

Dados da Siac mostram avanço consistente na redução de homicídios e outros crimes violentos

O Liberal
fonte

Em 2025, o Pará registrou o menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) — que reúne homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte — dos últimos dez anos, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A redução acumulada chegou a 53,09% em comparação a 2018, ano usado como base. Dezembro também teve o melhor resultado da série histórica, ainda de acordo com a secretaria. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (1º) pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup.

Ainda em 2025, o Estado registrou 1.828 crimes violentos letais intencionais (CVLI), o que representa uma queda de mais de 2,2 mil casos em relação a 2018, quando foram contabilizados 4.070 registros. O levantamento também aponta que 2025 mantém o Estado no patamar mais baixo de ocorrências desde 2010, consolidando pelo segundo ano seguido um total abaixo de 2 mil casos de CVLI, uma redução de 7,07% em comparação com 2024, até então o ano com menos registros.

“Alcançamos uma redução expressiva na criminalidade geral no Pará em 2025. Este é o reflexo de vidas preservadas e mais tranquilidade para nossas famílias. Para reforçar a eficácia das nossas políticas, os seis melhores meses registrados eAm toda a série histórica ocorreram neste ano de 2025”, avalia o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Homicídio doloso

Em homicídios dolosos, quando há intenção de matar, indicador que a segurança acompanha de perto, 2025 fechou com 1.657 casos, reduzindo 8,15% em relação a 2024, com 1.804 homicídios, ainda segundo o balanço da Segup. Já quando se compara com 2018, que teve 3.772 casos, a redução atinge 56,07%.

“No que tange ao nosso compromisso mais vital, a segurança das vidas, avançamos significativamente na redução dos homicídios. Nossa taxa atual é de 19,12 mortes por 100 mil habitantes. É fundamental lembrar que recebemos o Estado com uma taxa próxima a 50 mortes por 100 mil habitantes. Estamos, portanto, em uma trajetória acelerada e firme para atingir a meta nacional de 16 mortes por 100 mil habitantes até 2030”, ressalta o titular da Segup.

O Estado registrou também o mês de dezembro com o menor índice da série histórica, considerando os dados desde 2010, no que se refere aos crimes violentos letais intencionais. Foram contabilizados 144 casos em dezembro de 2025, contra 171 no mesmo período de 2024 — uma redução de 15,79%.

No comparativo com 2018, quando dezembro teve 303 CVLIs, o último mês de 2025 apresentou queda de 52,48%. Apenas em relação aos homicídios, dezembro de 2025, que somou 134 casos, teve redução de 51,97% em comparação ao mesmo mês de 2018, que registrou 279 ocorrências.

Investimentos

No ano passado, o Estado aplicou mais de R$ 85 milhões de investimentos em tecnologia, infraestrutura, novas unidades policiais, viaturas, lanchas rápidas e blindadas, e em um novo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel. Também foi instalada mais uma Base Fluvial de Segurança Pública - já são três unidades - para reforçar as ações na malha fluvial e ampliar a capacidade operacional no enfrentamento à criminalidade. “Somos reconhecidos nacionalmente entre os estados que mais investem em segurança pública, o que demonstra a seriedade com que trabalhamos pelo bem-estar da população", destaca o secretário.

“Fomos o Estado da Amazônia Legal que mais investiu na área, com a entrega de novos totens, câmeras corporais, armamentos, equipamentos de ponta e um aumento de 35% nos investimentos em inteligência policial - fundamental para nossas ações. Esses esforços evidenciam a técnica, o compromisso e o empenho para reduzir a criminalidade mês a mês, conquistar a confiança da sociedade, manter os índices em queda e garantir mais tranquilidade”, acrescenta Ualame Machado

Todas as aquisições são destinadas aos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Pará. Dentre os órgãos contemplados com os novos equipamentos estão as polícias Civil, Militar e Científica; Corpo de Bombeiros Militar; Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu); Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e Segup, além das agências de inteligência de cada órgão.

.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA