Por Todas Elas: Governo do Pará faz edição especial para famílias atípicas
Programação gratuita em Belém oferece emissão de carteira CIPTEA, consultas especializadas e serviços de cidadania em alusão ao Abril Azul
O Governo do Pará realiza neste sábado (25) uma edição especial do programa “Por Todas Elas” no Parque da Cidade, em Belém. A iniciativa, em alusão ao Abril Azul, visa oferecer serviços de cidadania, saúde e inclusão social. O foco da programação é atender famílias atípicas e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A programação foi planejada para garantir acolhimento, orientação e acesso facilitado a serviços essenciais. Serão oferecidos atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, emissão de documentos, atividades recreativas e ações educativas, fortalecendo políticas públicas inclusivas no Estado.
Serviços para famílias atípicas
Entre os serviços direcionados às famílias atípicas, a população terá acesso a atendimentos médicos em pediatria e clínica geral, além de suporte psicológico. Será possível realizar o cadastro para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
Orientações sobre direitos, inclusão social e apoio familiar também serão disponibilizadas. O evento contará ainda com atividades lúdicas e sensoriais voltadas a crianças com TEA, buscando promover um ambiente acessível, seguro e acolhedor.
Atendimentos para o público em geral
A programação também oferecerá uma gama de serviços ao público em geral, com a participação de diversos órgãos estaduais. Dentre eles, destacam-se:
- Serviços odontológicos e psicológicos;
- Exames e encaminhamentos diversos;
- Exames oftalmológicos para produção de óculos de grau;
- Vacinação e testes rápidos para detecção de doenças;
- Orientação jurídica e emissão de documentos;
- Serviços de estética e orientações sobre programas sociais;
- Atendimentos de saúde para animais domésticos.
Serviços especializados na Carreta da Mulher
Na Carreta da Mulher, o público feminino terá acesso a consultas em ginecologia e mastologia. Também serão oferecidos exames como mamografia e ultrassonografias de tireoide, mamas, axilas, abdômen total e transvaginal. Além disso, haverá exames de tomografia de crânio, face, colunas, articulações, abdômen e membros.
Atendimento na Carreta do Homem
A Carreta do Homem disponibilizará consultas em clínica geral, cardiologia e urologia. Serão realizados exames como eletrocardiograma e ultrassonografias de próstata, rins, vias urinárias e abdômen total.
Compromisso com a inclusão
A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Marilda Braga, destacou o compromisso do governo do Pará. Segundo ela, a ação reforça a inclusão e a qualidade de vida das famílias atípicas. “Essa edição especial do programa também busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças, fortalecendo a rede de apoio às pessoas com autismo”, afirmou a gestora.
Serviço
A programação especial do programa “Por Todas Elas” é aberta ao público e acontece neste sábado (25).
- Horário: A partir das 8h
- Local: Parque da Cidade (Avenida Júlio César, entre Avenida Senador Lemos e o Complexo Viário Daniel Berg)
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA