Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Poliomielite: Pará só tem 22,81% de vacinados, e campanha será retomada nesta quinta (8)

Belém registra 14,71% do público alvo e convoca famílias a imunizarem suas crianças

O Liberal

Como informou nesta quarta-feira (7) a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), a campanha de vacinação contra a poliomielite no Pará tem a meta de vacinar 563,678 crianças e até o momento foram aplicadas 128,604 doses, o que significa 22,81% da cobertura vacinal. Após a suspensão no feriado de 7 de Setembro, o serviço de imunização será retomado nesta quinta-feira (8).

A Sespa recomenda aos municípios que ampliem o número de postos de vacinação, que mantenham os postos abertos durante os finais de semana e que façam a busca ativa de não vacinados por agentes comunitários de Saúde. Os municípios com melhores desempenhos são: Brejo Grande do Araguaia, Peixe Boi e Faro. Já os municípios com piores desempenhos são: Ourém, São Félix do Xingu e Curuçá.

Em Belém

Por decisão do Ministério da Saúde (MS), a campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Imunização foi prorrogada até o dia 30 deste mês de setembro. A campanha, iniciada em 8 de agosto, terminaria nesta sexta (9), mas teve prazo estendido por causa da baxa cobertura vacinal em todo o Brasil. 

Em Belém, o movimento nas salas de vacinação tem sido tímido ao longo da campanha. A meta da Prefeitura Municipal era vacinar 66.559 crianças de 1 a 4 anos. Mas, até o momento, de acordo com o último balanço divulgado, foram vacinadas 9.125 crianças, correspondendo a 13,71% do público alvo. A multivacinação não tem uma meta pré-estabelecida, por se tratar de uma atualização da caderneta de vacinação. 

Contra a poliomielite devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), nas seguintes condições: crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário; e crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas, indiscriminadamente, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. 

O Calendário Nacional de Vacinação aponta como alvos da campanha de Multivacinação as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. 

A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, como informa a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A vacinação é a principal forma de prevenção à poliomielite.

Já a multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, segundo o calendário previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI). São disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças, como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19. Cadernetas de vacinação devem ser apresentadas nos pontos de imunização.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ