Poliomielite: após encerramento da campanha, Pará avança para 67,79% na cobertura vacinal
A vacina continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde para atualização de calendários vacinais

A campanha de vacinação contra a poliomielite chegou ao fim na segunda-feira, 31, conquistando um avanço no índice de cobertura vacinal infantil de 32,83%, no final de setembro, para 67,79% no fim do mês de outubro. Apesar do avanço, a meta de imunizar 95% das crianças ainda não foi atingida. A vacina continua disponível de modo permanente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atualização de calendários vacinais.
A coordenadora estadual da Divisão de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), Jaíra Ataíde, explica que as crianças foram o alvo da campanha e teve como objetivo “manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país. Para isso, a população alvo deve ser vacinada indiscriminadamente”.
A Sespa ressalta que a vacina contra a poliomielite continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde, durante todo o ano, para atualização do calendário vacinal de crianças de 0 a 5 anos.
VEJA MAIS
Campanha nos municípios
Ao todo, 32 municípios paraenses atingiram a meta de 95% de suas crianças imunizadas. Por outro lado, os 15 municípios figuram com as menores taxas de vacinação do Estado sendo: São Félix do Xingu, Rio Maria, Ourilândia do Norte, Muaná, Santana do Araguaia, Breves, Anajás, Chaves, Alenquer, Tailândia, Aurora do Pará, Goianésia do Pará, Bonito e Cumaru do Norte.
No “Dia D” da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, ocorrido no último dia 22 de outubro, todos os 144 municípios foram instruídos a intensificar as estratégias de imunização, quando possível aumentando o número de locais de aplicação da vacina e a quantidade de profissionais disponíveis para a campanha. Neste único dia, a cobertura vacinal aumentou em 10% no Pará.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA