Varíola dos Macacos: Pará já confirmou 62 casos da doença em quase três meses
O acompanhamento e monitoramento dos pacientes seguem sendo feitos pelas secretarias de saúde municipais

Em quase três meses, o Pará já confirmou mais de 60 casos de monkeypox, doença popularmente conhecida como varíola dos macacos. O primeiro caso foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) no dia 2 de agosto deste ano. Nesta segunda-feira (31), o órgão divulgou um balanço dos registros feitos desde então, somando 62 ocorrências confirmadas.
VEJA MAIS
Os números totais de casos no Pará estão assim distribuídos: Belém (41), Ananindeua (11), Santarém (04), Marituba (02), Barcarena (01), Paragominas (01), Marabá (01) e Acará (01). Outros 90 supostos casos já foram descartados. Segundo a Sespa, ainda há 23 casos suspeitos que seguem em investigação em Belém (17), Ananindeua (03), São Miguel do Guamá (01), Benevides (01) e Juriti (01).
O acompanhamento e monitoramento dos pacientes são feitos pelas secretarias de saúde municipais. Informações e orientações sobre a doença estão disponíveis na cartilha “Monkeypox - Conhecer para Prevenir”, desenvolvida pela Sespa com o intuito de esclarecer e dirimir dúvidas da população e profissionais de saúde sobre o vírus, as formas de transmissão, sintomas, prevenção e redes de atendimento acessíveis, entre outras informações. O material foi lançado no dia 17 de agosto, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Sespa, e está disponível online.
(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA