PM e Detran desmentem boato sobre aplicação de multas contra condutores sem máscaras
Publicação falsa tomou as redes sociais: passageiros e motoristas de motos e carros estariam sendo penalizados

É falsa a informação que vem circulando nas redes sociais nesta quarta-feira (12), afirmando que o Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) e a Polícia Militar estariam orientados a multar a partir de agora os passageiros e motoristas que estiverem em veículos sem a proteção de máscaras.
A máscara é um acessório de proteção e controle epidemiológico, recomendada por todas as autoridades de saúde para o controle da pandemia de covid-19, causada pelo coronavírus. No Pará, decretos municipais e estaduais que regulam o acesso a vários locais públicos e estabelecimentos comerciais na pandemia exigem o uso de máscaras para garantia de acesso.
A nota, que usa emblema e logomarca do da PMPA e do Detran, diz que o Detran e a PM "estão orientados a multar a partir de hoje quem estiver dirigindo sem máscara e quem estiver dentro do carro". Segundo diz a informação fake, a multa seria de R$ 128, e a falta de itens dentro de veículos e motos seria supostamente motivo para registro de três pontos na carteira pela suposta infração. "Quem puder, ajude a compartilhar", diz a publicação falsa.
#FAKENEWS • O Detran esclarece que não procede a informação, que circula nas redes sociais, de que condutores estariam sendo multados por estarem dirigindo sem máscara dentro do veículo. Não compartilhe notícias falsas!
— DETRAN-PA (@DETRAN_PA) August 12, 2020
Em comunicado, a PMPA disse que a informação que vem circulando nas redes sociais é falsa e não procede. O Detran-PA também divulgou em suas redes sociais um comunicado sobre a circulação de informações falsas e desmentiu a informação. O Detran aconselhou a população a não compartilhar esse tipo de conteúdo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA