CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará tem mais de 57 mil pessoas que receberam apenas a 1ª dose da vacina contra covid

Sespa reforça necessidade de completar a imunização de acordo com o intervalo estipulado para cada uma das vacinas disponíveis

Com informações da Agência Pará

Para garantir a proteção efetiva das vacinas disponíveis no Brasil contra a Covid-19 é necessário tomar as duas doses, tanto da CoronaVac/Sinovac quanto da Oxford/AstraZeneca. Quem já tomou a primeira dose precisa ficar atento ao calendário de vacinação de seu município, observando o intervalo específico entre cada uma, de acordo com o fabricante. O alerta é da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a quem cabe garantir a entrega das doses enviadas pelo Ministério da Saúde aos 144 municípios paraenses. Até o último dia 13, o vacinômetro apontava 57.163 pessoas no Estado em atraso com a vacinação.

O titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, reforça a necessidade de o processo de imunização contra o novo coronavírus ser feito de forma completa. "Temos a vacinação como uma das principais estratégias de combate à Covid-19, e é de extrema importância que todos que já tomaram a primeira dose tomem a segunda, cumprindo o esquema de vacinação e fechando o ciclo de imunização. Estamos nos esforçando para que os municípios cumpram cada uma das fases do Plano Estadual de Imunização, disponibilizando as doses imediatamente aos grupos prioritários de cada uma dessas fases, ressaltando que a execução da vacinação é de responsabilidade de cada município", explicou o gestor. 

As prefeituras, enfatizou Rodovalho, têm a responsabilidade de coordenar a aplicação das doses de vacina e atualizar os dados de vacinação no sistema do Ministério da Saúde. Como os municípios apresentam variedades na informatização e conexão à internet, foi estabelecido o prazo máximo de 48 horas para registro no Sistema de Informação das doses aplicadas.

Balanço

Até o momento, o Pará está vacinando idosos com mais de 60 anos – incluindo os residentes em abrigos do Estado -, indígenas, trabalhadores de saúde, agentes de segurança pública e populações quilombolas. 

A Sespa monitora se as doses enviadas aos municípios estão sendo usadas de maneira correta no público-alvo estabelecido no Plano Nacional de Imunização (PNI), e divulga diariamente às informações no Vacinômetro.

De acordo com o Vacinômetro, até às 12 h desta quarta-feira (14), o governo do Estado havia recebido 1.447.290 doses de vacinas contra a Covid-19, das quais já repassou mais de 93% aos municípios.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ