CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará receberá 43 unidades odontológicas móveis do governo federal

Região Norte foi a segunda maior beneficiada com unidades, que devem atender áreas remotas e de maior vulnerabilidade para assistência em saúde bucal

O Liberal
fonte

Nesta quinta-feira (21), o presidente Lula entregou 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) que atuarão em 400 municípios do Brasil inteiro. O Pará receberá 43 UOM, que atuarão em municípios remotos com maior vulnerabilidade para assistência em saúde bucal, um investimento de R$ 16,33 milhões do governo federal no estado.

As UOM são equipadas com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos essenciais no atendimento, podendo ofertar tanto procedimentos da atenção primária quanto ações especializadas, como tratamento endodôntico e a oferta de próteses dentárias. A previsão do governo é que a frota seja renovada a cada cinco anos, para garantir a manutenção do serviço.

VEJA MAIS

image Saúde bucal pode comprometer desempenho esportivo de atletas, alertam especialistas
Núcleo de Esportes de O Liberal entrevista Diva Ribeiro, diretora-executiva da clínica responsável pelo atendimento odontológico dos atletas profissionais do Remo e do Castanhal


image Saiba onde se consultar com dentista pela rede pública de saúde em Belém
Dia Mundial da Saúde Bucal alerta para cuidados com a higiene e consultas regulares


 

Cada unidade terá um cirurgião-dentista e um auxiliar e/ou técnico em saúde bucal, todos habilitados pelo Ministério da Saúde. Mais de uma equipe pode compartilhar a unidade móvel, conforme a organização da prefeitura dos municípios que receberão as unidades, e cada equipe também poderá ser vinculada a outras equipes de Saúde da Família Ribeirinhas, e-Multi Indígena e Consultório na Rua.

Quando necessário, os pacientes podem ser encaminhados para continuidade do cuidado em serviços especializados, como os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e os Serviços de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb), com foco em municípios de até 20 mil habitantes.

O Norte é a segunda região mais contemplada, recebendo 95 unidades móveis, atrás somente do Nordeste, que receberá 207 unidades. Logo em seguida aparecem Sudeste (45), Centro-Oeste (32) e Sul (21). A previsão do governo federal é entregar em breve mais 400 unidades, que vão reforçar o atendimento em todo o país, totalizando 800 novos veículos.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ