Pará recebe mais uma remessa com 22.230 mil doses da vacina Pfizer

As doses da vacina Pfizer serão dividas entre Belém que receberá 16.530 e Ananindeua com 5.700

Eduardo Rocha
fonte

A 24ª remessa de vacinas contra a covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde, desde janeiro, ao Pará chegou na tarde desta quarta-feira (19). São 22.230 doses da vacina Pfizer produzida em parceria com a empresa alemã BioNTech. Ao todo, o Pará já recebeu 2.896.750 doses, sendo 1.239.440 da CoronaVac, 1.583.600 da Oxford/AstraZeneca e 73.710 da Pfizer. O governador Helder Barbalho destacou que com as novas remessas de vacinas recebidas pelo Governo será iniciada a vacinação dos profissionais da Educação.

Nesta remessa, as doses da vacina Pfizer serão dividas entre Belém que receberá 16.530 e Ananindeua com 5.700. As vacinas foram entregues diretamente para as Secretarias de Saúde dos dois municípios. Por questões técnicas e condições do próprio fabricante, a vacina da Pfizer exige um transporte e armazenamento diferenciado.

"Conforme orientação do Ministério da Saúde, estamos ampliando a entrega de doses da vacina da Pfizer para municípios da Região Metropolitana de Belém, depois de Belém, Ananindeua é o segundo a receber as vacinas. A Sespa também vem analisando a estrutura de outras cidades próximas para também receber as vacinas da  Pfizer, já que os imunizantes precisam de condições específicas de armazenamento. Ao chegar em Belém as doses da vacina foram transportadas em caminhão isotérmico, que atinge temperaturas de até -20 graus e entregue direto aos municípios”, informa o secretário de Saúde do Estado (Sespa), Rômulo Rodovalho.

Aplicação

A aplicação da vacina é responsabilidade das secretarias municipais de Saúde. “A Sespa está viabilizando a campanha junto aos municípios, mas nós reforçamos que a população deve continuar fazendo a sua parte sem deixar de lado os cuidados com a higienização das mãos, assim como distanciamento social, uso de álcool em gel e máscara”, reforça o secretário.

Educação

Antes do desembarque das novas doses da Pfizer, o governador se manifestou nas redes sociais afirmando que com a chegada das novas doses da Pizer "nós estaremos atendendo ao município de Belém e município de Ananindeua, as duas cidades contempladas, já que a Pfizer tem algumas exigências logísticas que o Plano Nacional e Imunização restringe para essas cidades". "Com isto, ampliaremos a a vacinação, lembrando que recebemos o quantitativo importante

de mais de 180 mil doses no dia de ontem (18) da AstraZeneca, para que possamos avançar em diversos grupos, inclusive, já iniciaremos a categoria de profissionais da Educação. "Estaremos informando, junto com cada cidade, o calendário e os grupos se somando a comorbidades a portadores de necessidades permanentes", concluiu o governador.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ