CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará: Jovem com síndrome de Down é aprovada em vestibular de fisioterapia; vídeo

A estudante de escola pública, Gabriela Yared se prepara para vencer novos desafios e dá um exemplo de superação

Ândria Almeida

Para a maioria dos jovens, a aprovação no vestibular, além de demarcar uma nova etapa na vida de quem busca pela formação profissional, representa uma conquista pessoal que, muitas vezes, passa pela superação de desafios compreensíveis apenas para quem acompanha a trajetória de cada candidato. É o caso de Gabriela Freire Yared, de 18 anos, estudante de escola pública e portadora de Síndrome de Down. Recém-aprovada no vestibular para Fisioterapia, a jovem, nascida em Alenquer, no oeste do Pará, comemorou duplamente a notícia. “Estou um pouco ansiosa, vivendo sensações diferentes que eu ainda não consigo expressar, porque é uma felicidade imensa para mim”, desabafou.

Em entrevista para o portal OLiberal.com, Gabriela contou que sempre sonhou em ser fisioterapeuta e, para concretizar esse desejo, decidiu prestar o vestibular para uma instituição de Santarém. Ela admite que "a ficha ainda não caiu", mas sabe que a aprovação no vestibular é algo que vai transformar a sua vida e também de sua família, que terá de se mudar para acompanhá-la.

Fora de casa

 A jovem já vive a expectativa da mudança de vida para a realização do grande sonho de se tornar uma fisioterapeuta e cuidar das pessoas. E o primeiro desafio dessa nova etapa é deixar a cidade onde sempre viveu, amigos e toda uma bagagem de vivências, memórias e afeições para começar uma vida nova em Santarém.

Emocionada ela fala de gratidão.“O que eu sinto agora é felicidade. Eu devo muito às pessoas que eu amo, que me deram força. Minha família e meus amigos me deram uma motivação muito grande para realizar esse, que é um dos meus maiores sonhos”, disse.

Primeira de sua escola a ser aprovada no vestibular

Gabriela é também a única estudante especial da Escola Estadual Amadeu Burlamaqui Simões, em Alenquer, que passou no vestibular até o momento. A diretora da instituição, Eliane Brilhante, fez questão de mencionar essa representatividade de Gabriela, que serve de inspiração e incentivo para que outras pessoas com necessidades especiais possam sonhar e realizar. 

“Ela é um grande exemplo para nós aqui, de Alenquer. É a primeira aluna com Síndrome de Down a cursar uma universidade e acredito que seja a única em toda a região da Calha Norte. Estamos muito felizes, com o coração repleto de muita gratidão a Deus”, comemorou a diretora.

image Gabriela Freire Yared, é portadora da Síndrome de Down e hoje comemora sua aprovação no vestibular de fisioterapia em Santarém (Arquivo pessoal de Gabriela)

Superação vem de berço

Ana Suely Yared, mãe de Gabriela, contou que a jovem aprendeu desde cedo que a condição dela não seria um obstáculo para viver uma vida normal. ”Sempre incentivei minha pequena, reforçando que ela poderia fazer tudo que as outras pessoas fazem e que ser diferente é normal, que todos somos diferentes uns dos outros. Estimulamos nela a autoconfiança e a autoestima, ela é muito vaidosa”, enfatizou.

A mãe de Gabriela deixou um recado para os pais de crianças especiais.“Gostaria de dizer aos pais responsáveis por crianças com Síndrome de Down: não limitem os seus filhos, socializem, apoiem e amem seus filhos, pois é disso que eles precisam”, enfatizou.

A mãe coruja acrescenta que o segredo para ajudar o emocional das crianças com qualquer síndrome é não escondê-los: “Não tenham vergonha ou medo, não superprotejam, isso irá limitá-los”, recomendou.

Gabriela também reforça a importância do reforço positivo para todas as pessoas com síndrome de Down que desejam cursar faculdade. “Pessoas que nem eu devem persistir e lutar, pois só assim a gente consegue conquistar o nosso lugar e realizar os nossos sonhos”, finalizou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ