Santino Soares morre em Belém; radialista tinha 50 anos de carreira

Com mais de 50 anos de carreira, ele se tornou um dos principais nomes do rádio no estado

O Liberal

Morreu neste domingo (26), em Belém, Santino Soares, um dos maiores radialistas do Pará, com mais de 50 anos de carreira. Ele deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ophir Loyola no sábado (25), em estado grave, e faleceu na tarde de hoje. Santino passou grande parte de sua carreira na Rádio Liberal. O apresentador havia completado 70 anos de idade em novembro do ano passado.

VEJA MAIS

image Dia do Radialista: profissionais do Grupo Liberal falam da fidelização dos ouvintes
Nesta segunda-feira (7), é comemorado o Dia do Radialista, data que homenageia esses profissionais da comunicação. A data foi criada em homenagem a Ary Barroso — um dos grandes nomes da história da rádio

image 40 anos de Rádio Liberal: ouvintes relembram momentos marcantes com a emissora
Sintonizar a 97,5 FM faz parte da rotina diária do público

Santino Soares sofria com Policetemia Vera, doença crônica que surge com o aumento das células sanguíneas em níveis prejudiciais para o corpo. Sua esposa, Suzana Soares, foi quem confirmou a morte do jornalista e sociólogo neste domingo (26), em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Carreira de sucesso

Santino Soares nasceu em 1º de novembro de 1952, na pequena cidade de Juruti, na região Oeste do Pará. Começou sua carreira na Rádio Rural, onde apresentou o programa "Show da Tarde" no início da década de 1970. Após se destacar com a atração, Santino decidiu mudar-se para Belém. Teve duas passagens pela Rádio Liberal, a última mais duradoura. Também trabalhou na Rádio Guajará, Comus da Prefeitura de Belém e teve um breve retorno à Rádio Rural, antes de retornar de vez à Rádio Liberal.

Homenagens de amigos

Na emissora conquistou vários amigos, sempre conhecido pela doçura e sabedoria nos assuntos que tratava. "Quando no começo do trabalho como repórter eu fui trabalhar na Comus da Prefeitura de Belém, o Santino Soares já estava lá.  Como ele gostava muito de conversar e de ler, a gente passou a se dar bem.  Ele foi um amigo de Jornalismo. Adorava o que fazia, e isso é fundamental para o ser humano, para qualquer profissional. A gente se autointitulava da Mishima, numa referência ao escritor japonês Yukio Mishima. Valeu, Santino!", diz Eduardo Rocha, repórter de O Liberal.

"Santino Soares chegou a me entrevistar, para falar de música e charge, falei da cantora e compositora Maysa. Época de ouro do rádio. Era maior sucesso. Um cara muito inteligente e culto. Tinha um bom gosto para música e literatura. Estava sempre divulgando e falando das minhas charges no programa dele, ficava sempre orgulhoso com suas interpretações inteligentes... Coisa rara hoje", comentou João Bosco, chargista de O Liberal.

Santino estava trabalhando para trabalhava para a agência que presta serviços para o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), que divulgou uma nota de pesar pela morte do jornalista.

"Além de profissional competente e experiente, Santino sempre foi um ser humano habilidoso no trato com as pessoas. Esposo amável, pai zeloso e avô carinhoso. Um colega de trabalho generoso, sempre disposto a colaborar com a equipe.
 A Presidente do TCE-PA, Conselheira Rosa Egídia, em nome da instituição, solidariza-se com toda a família, amigos e fãs deste grande profissional. Santino Soares deixa como legado ensinamentos preciosos para todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Foi, e sempre será, uma referência para a comunicação paraense. Comunicamos que o velório será na Primeira Igreja Batista do Pará, Av. Assis de Vasconcelos, 817 - Campina, Belém", diz o TCE.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ