CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

São Sebastião da Boa Vista: Moradores denunciam a prensença de fumaça na cidade há quase um mês

Desde um incêndio que ocorreu no início do mês de outubro, a cidade ficou tomada pela fumaça e causa transtornos até hoje, segundo os denunciantes

Vitória Reimão
fonte

Moradores do município São Sebastião da Boa Vista, nordeste paraense, vivem transtornos por conta das fortes fumaças que surgiram há quase um mês por conta de um incêndio. Segundo denúncias da população, um lixão localizado próximo da rua do Aeroporto, com a estrada Boa Vista Cocal, pegou fogo há mais de 15 dias. O fogo se intensificou durante a noite com a incidência de ventos e aumento das chamas. Desde o incêndio, a cidade ficou tomada pela fumaça e está causando transtornos à população. 

O morador e autônomo Janilson Barbosa enviou um vídeo para o Você Repórter, em que mostra toda a área em que mora, na avenida das Acácias, tomada pela fumaça. "Até agora ninguém da prefeitura se manifestou contra esse incêndio. Nos moradores não estamos mais aguentando tanta fumaça. Eu tenho quatro filhos e já gastei muito com eles doentes a respeito dessa fumaça", reclama. 

Janilson disse que a filha recém-nascida deu entrada no pronto-socorro local e foi para o Hospital. Ela ficou internada por cinco dias, precisou de oxigênio e foi para Belém receber auxílio médico.

"Nós já fizemos tantas denúncias e até agora nada. Pedimospara a gestão municipal que tome uma providência o mais rápido possível e dê mais atenção às pessoas que moram próximo do lixão", conta. 

VEJA MAIS:

image Belém e Ananindeua amanhecem cobertas por fumaças pelo terceiro dia consecutivo
Moradores da grande Belém relataram que a fumaça se intensificou desde a última noite de terça-feira (03)

image Deputado estadual requer ação imediata sobre lixão clandestino e fumaça na Grande Belém
A Prefeitura de Ananindeua tomou medidas emergenciais para atender a população com relação aos impactos da fumaça no município

image Fumaça tóxica de incêndios florestais sufoca a cidade de Manaus
No cais de Manaus, algumas pessoas cobrem o rosto com máscaras para amenizar o desconforto respiratório

Os moradores próximo ao lixão se sentem sufocados e sem alternativas. A fumaça causa forte odor e, segundo as denúncias, é tóxica e está invadindo a casa dos moradores diariamente. Algumas pessoas estão inconformadas e se manifestam nas redes sociais. Os moradores também dizem que nenhuma medida foi tomada para o combate a fumaça e que não há posicionamento do órgão municipal.

"Me sinto muito mal, porque em todos os anos esse problema se repete. Sempre acontece isso. E nós, moradores próximo do lixão, nos sentimos desprezados pela prefeitura que não faz nada para nos ajudar", desabafa Janilson. 

A Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista informou, por meio de nota enviada nesta terça-feira (24), que no dia 4 de outubro, um incêndio ocorreu no lixão devido às condições climáticas secas típicas desta época do ano e, também, pela ocorrência de combustão espontânea de resíduos devido à produção de metano, um gás inflamável resultante da decomposição do lixo. 

"Esclarecemos que o incêndio não foi intencional. A prefeitura está comprometida desde o início do foco de incêndio que já foi minimizado, e se encontra em situação controlada. Estamos empenhados em melhorar a gestão de resíduos urbanos em colaboração com as autoridades Estaduais e Federais", diz o comunicado. 

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do caderno de Cidades)
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ