Ministro do Meio Ambiente quer Força Nacional no combate a desmatamento no Pará

Há tempos, a região de São Félix do Xingu é um dos principais alvos de madeireiros, grileiros de terras e garimpos ilegais

Agência Estado

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, decidiu recorrer à ajuda da Força Nacional de Segurança para tentar conter os índices alarmantes de desmatamento na região de São Félix do Xingu (PA). No local, foi erguida a hidrelétrica de Belo Monte. Há tempos, a região é um dos principais alvos de madeireiros, grileiros de terras e garimpos ilegais, ações que aumentaram nos últimos anos, com o início da construção da usina.

Ao Estado, Salles disse que o volume de desmate na área motivou o reforço, autorizado pelo Ministério da Justiça. "Estamos fazendo uma ação motivados pelo grande volume de desmatamento ilegal naquela região." Ele não soube precisar o número de agentes da Força que atuarão na região, tampouco o número de servidores do Ibama já na área. O trabalho das equipes federais vai até dia 30. O prazo do apoio poderá ser prorrogado, se for necessário.

Historicamente, julho é mês de alta nos índices de desmate na Amazônia. Além disso, é o mês em que o governo fecha o seu balanço anual, de agosto de 2018 a julho de 2019, para compor o cenário do desmatamento pelo sistema Prodes, ferramenta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Os dados consolidados até agora mostram que, no balanço deste ano, embora o mês ainda não tenha fechado, o desmatamento já ultrapassou o volume total verificado nos dois últimos ciclos. 

Nos últimos dias, o governo tratou de desqualificar as informações técnicas geradas pelos próprios órgãos públicos, que divulgaram dados alarmantes de crescimento do desmatamento na Amazônia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ