'Meu Querido Natal': projeto de luz, cores e consciência ambiental em Castanhal
Projeto de programação e decoração natalina ecologicamente correta, que utiliza somente garrafas pet. Este ano foram arrecadadas cerca de 500 mil embalagens.

Começou a 10ª edição do 'Meu Querido Natal', um projeto de programação e decoração natalina ecologicamente correta, que utiliza somente garrafas pet. Este ano foram arrecadadas cerca de 500 mil embalagens. A grande árvore de Natal levou mais de 60 mil garrafas pet.
O projeto é realizado pela Prefeitura de Castanhal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e é preparado durante oito meses. O prefeito Paulo Titan falou da volta da festividade. “São 10 anos que estamos comemorando. Um projeto que já faz parte da vida de nós castanhalenses. 'Meu Querido Natal' é magia, tradição e temos muito orgulho de fazer parte. Além de tudo é um protejo ecológico que só esse ano recolheu quase meio milhão de garrafas de plástico que poderiam estar poluindo o meio ambiente”, destacou o prefeito de Castanhal.
A secretária de cultura, Janete Oliveira, destacou que o projeto agrega além de cultura e entretenimento, a movimentação da economia local. “Durante todo o mês de dezembro vamos ter uma vasta programação cultural com shows de artistas locais, apresentação de danças, mas devemos destacar também as centenas de pessoas que irão consumir lanches, artesanato e tudo mais que os empreendedores oferecerem ao público. Porque do pequeno ao grande que está no entorno da praça acaba sendo beneficiado”, disse Janete Oliveira.
O 'Meu Querido Natal' é uma atração turística que recebe pessoas de diversos municípios da região nordeste paraense. Divina Santigo, 37 anos, mora em São Miguel do Guamá e saiu de casa antes de anoitecer para prestigiar a noite de abertura. “Eu sou apaixonada por Natal e até a chuva se torna mágica nessa época. E o 'Meu Querido Natal' nem se fala”, disse a turista.
Um dos momentos mais especiais é a iluminação da árvore de Natal que foi seguida da queima de fogos de artifícios. “Me deu arrepios. O Natal chegou. Simplesmente isso”, disse a estudante Geovana Assis.
Os olhos das irmãs Sara e Jéssica Noronha ficaram marejados de tanta emoção. “Para nós tem um significado diferente porque este está sendo o primeiro ano que nosso irmão não está aqui com a gente. Ele foi trabalhar em Santa Catarina e não sabemos quando ele volta. Somos três irmãos e sempre vinhamos, desde adolescente, para cá e sempre foi uma festa. Desde sair para comprar a roupa, escolher o lanche e, hoje, ele está longe da gente, morando em outra cidade”, contou Jéssica.
Ponto de encontros e reencontros
A expectativa é a de que Castanhal receba mais de 100 mil pessoas durante o mês de dezembro. Cada espaço da praça do Estrela é tomado por adultos, jovens e crianças que querem o melhor ângulo para registrar uma foto nos diversos cenários natalinos.
A praça do Estrela se torna também o grande ponto de encontro dos moradores da Cidade Modelo. A pedagoga Cássia Cristina Silva disse que esse é o momento de rever pessoas que só encontra nesta época do ano. “É incrível como eu só encontro as pessoas aqui. A gente tem o ano todo para se reencontrar, mas é somente aqui no 'Meu Querido Natal' que isso acontece. Eu sempre falo isso para as minhas filhas. É a magia no Natal que proporciona tudo isso”, observou a pedagoga.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA