Mais nova procissão do Círio terá imagem peregrina sem manto

O Traslado do Carros acontecerá na quarta antes do Círio 2020

Eduardo Rocha

Na quarta-feira que antecederá o Círio de Nazaré 2020, no dia 7 outubro, será realizada a primeira Procissão do Traslado dos Carros, como 13ª romaria da festividade. Nela, a imagem peregrina percorrerá toda a procissão mas sem manto. A informação foi repassada, nesta terça-feira (14), pelo coordenador da Diretoria da Festa de Festa de Nazaré (DFN), Albano Martins, durante o evento na Casa Rosada, da empresa Alubar, no bairro da Cidade Velha. Na ocasião, a Alubar anunciou que patrocinará o Círio de Nazaré pelo segundo ano consecutivo.

“Um detalhe interessante dessa nova procissão é que, como ela é realizada na quarta-feira e na quinta já ocorre a apresentação do novo manto, nós conversamos com o arcebispo (dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém) e ele permitiu. Então essa será a única procissão em que a imagem vai sem manto”, afirmou Albano Martins.

Até então, a Imagem Peregrina não integrava o Traslado dos Carros do Círio, mas era utilizada na bênção aos fiéis na chegada nos armazéns da Companhia Docas do Pará (CDP). Este ano, como procissão oficial da quadra nazarena, o trajeto dos carros contará com a imagem em um carro-berlinda. Cerca de 3 mil pessoas participam do traslado, o que, agora, deverá aumentar com a mudança para procissão.

Ao lado dos diretores da DFN, Jorge Xerfan Neto e Flávio Américo, o coordenador Albano Martins destacou que a Alubar esteve com a Arquidiocese de Belém e Diretoria em 2019 como patrocinadora oficial da festa maior dos paraenses. “Estão renovando esse vínculo, esse apoio fundamental para a realização do Círio, e para nós é uma alegria pelo segundo ano consecutivo, é mais uma empresa que compreende o real significado do Círio para o povo do Pará”, ressaltou.

Barraca da Santa

A DFN pretende reativar a Barraca da Santa, este ano, aproveitando o espaço da Estação Goumert. ‘Estamos em negociação com o proprietário para tentar fazer algo parecido com o que era a Barraca da Santa; obviamente que não dá para ser exatamente como funcionava", declarou Albano Martins.

Solidário

“Estamos também com um projeto novo chamado Círio Solidário, com duas ações de assistência médica, social, odontológica, jurídica em paróquias muito carentes do trajeto do nosso Traslado para Ananindeua. A primeira data é 4 de abril e a segunda é no final de agosto, sempre aos sábados, e estamos com uma parceria com a UEPA (Universidade do Estado do Pará) nesse evento, que colocará pessoal dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Serviço Social e outros”, salientou o coordenador da DFN.

Outra iniciativa da Diretoria da Festa será o lançamento de um site e aplicativo “Decore a Berlinda”, por meio do qual a pessoa que quiser contribuir com o Círio vai entrar, cadastrar-se e fazer a doação d e um valor simbólico de R$ 5 e R$ 10, valor que equivale, por exemplo, a uma flor da decoração do Círio, sobretudo, da Berlinda.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM PARÁ