CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governo Federal envia equipe de saúde para acompanhar surto gripal no Amapá

Os técnicos também vão dar apoio à equipe da vigilância epidemiológica do estado nas investigações desse surto de gripe

O Liberal
fonte

Dez técnicos do Ministério da Saúde foram enviados para o Amapá para ajudar no enfrentamento ao surto de síndromes gripais. A situação é mais grave entre as crianças. Os técnicos também vão dar apoio à equipe da vigilância epidemiológica do estado nas investigações desse surto de gripe. O grupo enviado pelo Governo Federal está no Estado desde terça-feira (16).

Entre janeiro e maio, foi registrado um aumento de mais de 108% dos casos. Isto fez com que o governo estadual decretasse emergência em saúde pública no último sábado. O secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, disse que prefeitos e secretários municipais serão mobilizados em um grande mutirão de vacinação, já que no estado a cobertura vacinal está muito baixa.

VEJA MAIS

image Bolsonaro chega à sede da PF em Brasília para depoimento sobre suposta fraude em cartões de vacina
Polícia Federal quer saber se ex-presidente tinha conhecimento do esquema e se partiu dele a ordem de acesso ao sistema do Ministério da Saúde

image Dois medicamentos contra anemia são incluídos no SUS
Os remédios devem estar disponíveis no sistema público de saúde em até 180 dias

image Vacinação contra a gripe estará disponível para toda a população maior de 6 meses
A ampliação da imunização foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (12); municípios paraenses poderão organizar a aplicação de doses no novo público, diz a Sespa

A imunização contra a gripe e covid-19 será intensificada, especialmente, em áreas de difícil acesso. A recomendação do Ministério da Saúde é que todas as crianças estejam com a carteira de vacinação atualizada para evitar novas internações e a consequente sobrecarga do sistema de saúde. 

O aumento de internações por síndromes gripais, principalmente no público infantil tem provocado superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente e no Pronto de Atendimento Infantil, em Macapá. Desde sábado, o estado registrou a morte de três crianças.

Ao longo da semana, mais especialistas, entre médicos pediatras, intensivistas, enfermeiros e fisioterapeutas serão enviados ao Amapá. O Ministério também destinou kits de análise laboratorial e medicamentos para reforçar as ações locais, além de está em contato permanente com as autoridades de saúde do estado. 

image Gripe: Pará registra mais de 48 mil casos de síndromes respiratórias em 2023
Em Belém, as 49 Unidades Municipais de Saúde irão dar continuidade à aplicação das vacinas de rotina até dia 19 de maio de 2023

image H5N1: Ministério da Agricultura confirma dois casos de gripe aviária no Brasil; vídeo
Em publicação oficial, o Mapa confirmou que se trata de aves silvestres migratórias e acompanha o caso de perto

Brasil em alerta

O Ministério da Saúde publicou, na última sexta-feira (12), nota técnica em que alerta sobre o aumento de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças no país. Os quadros são causados, sobretudo, pelo vírus sincicial respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções respiratórias em crianças de até 4 anos.

De acordo com o documento, o aumento de casos é observado desde o fim de 2022. Entre janeiro e março de 2023, já foram registrados mais de 3 mil casos de SRAG por VSR. Até o momento, a Região Sudeste concentra o maior número de casos, seguida do Centro-Oeste e do Sul.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ