CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vacinação contra a gripe estará disponível para toda a população maior de 6 meses

A ampliação da imunização foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (12); municípios paraenses poderão organizar a aplicação de doses no novo público, diz a Sespa

O Liberal
fonte

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (12) a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população maior de 6 meses. O imunizante estará disponível nos postos de vacinação a partir da próxima segunda-feira (15). A meta é imunizar 90% da população, reduzindo as complicações, internações e as mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza.

VEJA MAIS

image Vacinação no fim de semana: confira os 21 pontos que funcionam neste sábado em Belém
Nas UBS, tanto vacinas de campanha quanto imunizantes do calendário de rotina estarão disponíveis. Nos demais locais, apenas vacinas de campanha

image Vacina contra covid-19 e contra gripe: confira onde encontrar o imunizante em Belém
A vacinação na capital segue de segunda a sábado em diversos pontos; documentos necessários são a identificação com foto, CPF e cartão de vacinação

A vacina contra a gripe estava sendo aplicada apenas no público prioritário. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 21 milhões de pessoas foram imunizadas na primeira fase da campanha, o que corresponde a apenas 30% do grupo. O cenário se repete no Pará, onde, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a cobertura está longe da meta de 90%, após mais de um mês de disponibilidade da vacina.

“A orientação atende pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, destacou o Ministério da Saúde, por meio de nota.

A gripe é uma infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores na cabeça e fadiga. A vacina ofertada protege contra três tipos de Influenza e doenças graves associadas à gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O imunizante contribui efetivamente para reduzir o adoecimento, as complicações e a mortalidade em decorrência desses três vírus respiratórios. Até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas no país.

A atualização da composição de cepas (tipos de vírus) das vacinas de Influenza é fundamental para a eficiência da imunização, já que os vírus se adaptam e sofrem mutações. "As vacinas influenza sazonais têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem toleradas. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15% a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas”, informa o ministério.

A vacina da gripe é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. A composição e a concentração de antígenos são atualizadas todos os anos conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o ministério, o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.

Vacinação no Pará

No Pará, a campanha de vacinação contra Influenza para grupos prioritários continua prevista para encerrar no dia 31 de maio, mesmo após a nova orientação do Ministério da Saúde. Em nota à reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que todos os 144 municípios do Estado receberam doses da vacina. A partir da oficialização por parte do Ministério da Saúde recomendando a vacinação contra influenza para a população em geral, os municípios já poderão organizar a aplicação de doses no novo público.

Nesta sexta-feira (12), a Sespa anunciou que a cobertura vacinal do grupo prioritário ainda estava longe da meta de 90%, após mais de um mês de disponibilidade da vacina. Diante desse quadro e dos riscos de comprometimento da saúde de milhares de pessoas, o Governo do Pará convocou novamente as famílias paraenses a comparecerem nos postos de vacinação.

Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a vacinação foi antecipada nos estados amazônicos por conta do período de chuvas intensas. “Como as chuvas continuam e isso favorece a transmissão de vírus respiratórios, é muito importante que a população faça a sua parte  para receber as doses de proteção”, informa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ