CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Garimpeiros bloqueiam BR-163, em Itaituba, em protesto contra fiscalização ambiental

Grupo que suspensão das operações do Ibama e Força Nacional na região, além de exigir reunião com ministro do Meio Ambiente

Garimpeiros e demais pessoas ligadas à exploração mineral bloqueiam a rodovia BR-163 desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (09), nas dependências do município de Itaituba, sudoeste paraense. O grupo protesta contra a fiscalização ambiental no município às margens do Rio Tapajós, exigindo a saída de entidades como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Força Nacional de Segurança Pública, que vem atuando ostensivamente na região.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o grupo interdita a estrada na altura do km-420, que fica no distrito de Moraes Almeida, desde as 10h. Ainda é    desconhecida a extensão do congestionamento e desvio causado pelo bloqueio, mas a PRF disse que não há previsão de liberação. Imagens mostram uma imensa fila de caminhões e demais veículos, impedidos de passar pelo bloqueio.

Durante toda a semana, garimpeiros divulgaram áudios e vídeos em redes sociais convocando a população para o protesto, pois segundo deles, a fiscalização ambiental na região vem atrapalhando a atividade na região. O grupo ainda pede uma audiência com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para, segundo eles, discutir estratégias para legalizar os garimpos da região do Tapajós.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ