Força Nacional de Segurança chega dia 25 ao Pará
Segup será responsável por definir as ações dos agentes
A vinda da Força Nacional de Segurança ao Pará está garantida pelo superministro Sérgio Moro. Na manhã desta quinta-feira (7), essa cooperação foi oficializada em um encontro do secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Teophilo, com o governador Helder Barbalho. Os 200 agentes chegam no dia 25 deste mês e devem permanecer por ao menos 90 dias. O prazo é prorrogável.
LEIA MAIS:
- Helder anuncia 200 homens e 40 viaturas da Força Nacional
- Força Nacional será utilizada dentro dos presídios no Pará, diz Helder
- Região Metropolitana de Belém será foco da Força Nacional no Pará
- Ananindeua será projeto-piloto do Governo Federal contra violência
- Número de homens da Força Nacional no Pará chegará a 337 ao final de março
- Helder diz que não pode repetir erros da intervenção no RJ
Ainda não está claro como será a atuação da Força Nacional no Pará. Guilherme Teophilo observa que a corporação costuma atuar de acordo com planos dos órgãos locais de segurança. Neste caso, quem vai determinar as missões da Força Nacional será a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
No Ceará, que viveu semanas de terrorismo nas ruas, a Força Nacional atuou na garantia do direito de ir e vir e segurança do transporte público. Foram feitas operações e monitoramento de garagens e das principais vias de circulação de ônibus.
"Vamos retomar as áreas do estado aos cidadãos de bem, com apoio dos órgãos estaduais e municipais. Teremos ações de educação, saúde, infraestrutura e geração de emprego para a transformação social necessária para um ambiente de paz", comentou o governador Helder Barbalho.