CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Região Metropolitana de Belém será foco da Força Nacional no Pará

Com menos da metade dos agentes previstos, ações no interior vão esperar: Ananindeua será foco de projeto-piloto de segurança

Redação Integrada de O Liberal
fonte

O foco das ações da Força Nacional de Segurança, que chega ao Pará ainda neste mês, será a Região Metropolitana de Belém. Isso porque menos da metade do contingente solicitado pelo governador Helder Barbalho foi disponibilizado: ao invés de 500, serão 200 agentes, com 40 viaturas. Logo, o plano de reforçar a segurança no interior - uma promessa de campanha e até de antes da campanha do governador - ainda deve aguardar.

O efetivo disponível ao governador Helder Barbalho foi confirmado esta manhã (7), após o encontro realizado esta manhã com o general Guilherme Theophilo, secretário Nacional de Segurança Pública, que definiu a vinda das tropas para o Pará


LEIA MAIS:


Para Helder, é na RMB que estão os problemas mais graves e urgentes de segurança do Pará. Por dados do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC) e análise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), cinco municípios brasileiros - um de cada região - receberão um projeto-piloto de prevenção da violência da Força Nacional. No Norte, Ananindeua foi a escolhida.

Esse projeto visa reduzir índices de violência, sobretudo homicídios. São metas da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (lei 13.675, de 11 de junho de 2018) e do Plano Nacional de Segurança Pública (decreto nº 9.630, de 26 de dezembro de 2018).

As duas legislações estabelecem que articulação e pactuação interfederativa, para realizar ações multidisciplinares de foco territorial, de prevenção social e de repressão qualificada, a partir de diagnósticos locais de segurança. São termos complicados, mas que representam o uso de pesquisa e inteligência no trabalho policial, atrelado a ações preventivas.

Experiências nacionais e internacionais, com êxito comprovado, serão aplicadas nas ações de prevenção e redução de homicídios. Há uma estrutura de governança e gestão do projeto, que prevê a elaboração de planos de ação integrados com indicadores e metas específicas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ