Filhote de baleia é salvo por bombeiros e moradores em Maracanã

Animal estava na areia da praia com pouca água para sobreviver

Redação Integrada

Bombeiros e moradores de Maracanã, no nordeste do Pará, resgataram um filhote de baleia que estava preso em banco de areia na Ilha da Marieta. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, por volta das 15 horas da segunda-feira (11), uma moradora viu o animal preso e acionou a Corporação. Ela informou que havia uma baleia presa em terreno arenoso com pouca quantidade de água na Praia da Marieta. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (12).

De imediato, duas guarnições dos Comando dos Bombeiros em Maracanã seguiram para o local da ocorrência, levando uma série de equipamentos, inclusive, um bote, para atuar no salvamento do animal. 

Ao chegarem ao local pretendido, os bombeiros providenciaram um represamento na areia da praia para garantir água em quantidade suficiente para a sobrevivência do mamífero, já que a maré se encontrava em baixa mar. 

Leia também - Baleia é encontrada morta em Soure, no Marajó

O filhote de baleia estava a 100 metros da linha da água em um córrego, segundo relato dos bombeiros. 

Com o auxílio de moradores da área e utilizando pranchas atreladas a cordas, os bombeiros conseguiram conduzir o animal até o mar. 

Contudo, o mamífero estava muito fraco e não demonstrava sinais estáveis para seguir em seu meio natural. Para contornar a situação, a equipe de bombeiros permaneceu junto ao filhote de baleia por 30 minutos e o levou, de bote, até a a 

Findo o prazo e como o animal não demonstrasse melhora, os bombeiros o transportaram em um bote até um local mais distante da margem para que pudesse ter mais liberdade para seguir em frente em allto mar. Foi o que o mamífero fez, como verificaram bombeiros. 

Pará