Fiéis saem às ruas de Castanhal durante a Romaria de Nossa Senhora de Nazaré
Evento chega à sua 23ª edição e, este ano, traz como tema ‘Virgem de Nazaré, ensina-nos a caminhar juntos, pois sozinho não dá!’

“A pandemia foi um susto, muitos desistiram de lutar, desistiram também da fé, se afastaram até de Deus e da igreja. Então, que ela nos ensine a nunca desistir de caminhar, de andar com Jesus”. Com estas palavras, o bispo de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, convidou os católicos do município para saírem às ruas em mais uma romaria, durante a missa que antecedeu o Círio da cidade, neste domingo (17).
A homilia do bispo fez referência ao tema deste ano da Romaria de Nossa Senhora de Nazaré Castanhal-Apeú, ‘Virgem de Nazaré, ensina-nos a caminhar juntos, pois sozinho não dá!’. Vários católicos participam das celebrações.
“Romaria, romeiros caminhantes, daqui a pouco uma multidão caminhando todos numa mesma direção, rumo a um mesmo destino, pedindo à mãe do caminheiro por excelência, que é Jesus, que nos ensine a caminhar. Porque às vezes nós desistimos de caminhar, nos paralisamos. O medo e tantas outras coisas nos impedem de caminhar rumo à Santidade. Que ela nos ensine, sobretudo a caminhar. Somos todos viajantes, mas é difícil sempre andar”, disse Verzeletti.
Em seguida, a imagem peregrina foi posicionada em cima de um carro para percorrer as principais ruas da cidade.
Fé no cotidiano
Para Dom Carlos Verzeletti, o principal significado da romaria é a importância de trazer a fé para o cotidiano dos romeiros, às casas e comunidades, às periferias e às paróquias. Dom Carlos defende que todos possam viver o Evangelho, no trabalho, em casa, com vizinhos, amigos e desconhecidos. "Que todo dia seja um dia de viver uma Romaria com Maria, com Jesus, com o outro e em direção ao outro", disse o bispo.
Em razão da pandemia, a romaria este ano ocorre de forma diferente. Assim como em 2020, a programação foi reduzida, com o objetivo de garantir a saúde de todos. "Este ano teremos várias mudanças, porém será possível celebrar juntos", disse o no período de preparação da procissão.
No sábado, 16, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré saiu em peregrinação pela manhã e pela tarde, Às 19h uma missa foi celebrada na Igreja de Sant'Ana, na Vila do Apeú. Após a celebração, uma carreata seguiu até a paróquia de São José, onde ocorreram apresentações musicais.
Manto
O manto deste ano da imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi confeccionado pela artista Célia Leal e tem como inspiração o Ano Especial de São José e da Família, aberto pelo papa Francisco no início de 2021. Ele traz a imagem de São José e do casal São Luis e Santa Zélia, pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, também presentes no mosaico. "Com as figuras, a Igreja convida os romeiros a zelarem por suas relações familiares", diz a artista.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA