CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Festival do Çairé inicia nesta quinta-feira (17)

Anteriormente, evento havia sido cancelado em função da pandemia, mas prefeitura de Santarém voltou atrás da decisão

Tainá Cavalcante

Começa nesta quinta-feira (17), em Alter do Chão, a festa religiosa do Çairé. Um dos mais tradicionais festivais da Amazônia, o evento ocorre sempre em setembro e reúne elementos religiosos, folclóricos e profanos.

Em função da pandemia, o Çairé havia sido cancelado em 2020, mas, depois de uma proposta feita pela coordenação da festa, a Prefeitura de Santarém aceitou a realização do evento, que terá controle de público, transmissões online e a obrigatoriedade do cumprimento de medidas sanitárias, como o uso de máscaras.

Oficialmente, o Çairé começou no dia 10, quando foi realizada a missa em ação de graças, a procissão fluvial e a carreata pelas ruas da vila. Nesta quinta-feira (17), o evento conta com a alvorada, abertura no lago dos botos, levantação dos mastros, corte da fita do barracão, rito religioso, ladainha com procissão ao redor dos mastros e cerimônia do Beija-Fita. Na sexta-feira (18), dia de encerramento, ocorre, além da alvorada, ritos religiosos, derrubada dos mastros e uma apresentação cultural. Confira a programação completa:

 

 

O FESTIVAL

O Çairé acontece há aproximadamente 300 anos como o encontro da cultura indígena amazônica com a religião católica introduzida com a chegada dos jesuítas. A festa em louvor ao Divino Espírito Santo incorpora elementos da natureza e do folclore indígena.

Durante os dias de evento, dezenas de artistas, grupos culturais, ritos religiosos e a grande apresentação dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa são realizados.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ